Qual É a diferença entre som É letra?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Fonema e letra são unidade sonoras e sinais gráficos que compõem a fala. Cada uma possui uma definição: enquanto o fonema é o som em si mesmo, a letra é a representação gráfica desse som.

Dessa maneira, podemos definir os fonemas como os sons que diferenciam os vocábulos de uma língua. A letra, por seu lado, pode ser definida como o sinal utilizado para a representação na escrita do sistema sonoro de uma língua.

Como denominação de letra, pronuncia-se é, e não ê, como vemos no alfabeto: a, b, c, d, e (= é e não ê), f, g, h, etc. Pronunciamos ê, quando inserida em determinadas palavras: pêra, dedo, três, maneta, letra, eu e (= i) você, etc.

Algumas letras ou sequências de letras sistematicamente correspondem a um único som. É o caso da letra 'p', que é sempre pronunciada como /p/ em, por exemplo, palavras como paz, capa, ou o caso das letras 'ss', que correspondem sempre ao som /s/ como, por exemplo, nas palavras massa, osso.

O “R” gutural, que tem um som mais suave, é encontrado em Belo Horizonte e nas capitais do Norte e Nordeste. Sons guturais são originalmente facilmente detectados no final das palavras. Por exemplo nas palavras: comprar, fazer, comer, beber, sorrir, berrar e abrir.

Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.

Características do som
As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos.

Note o exemplo da palavra “pato”. Ela possui quatro fonemas (P-A-T-O), sendo dois consonantais (P-T) e dois vocálicos (A-O).

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Viu que interessante? Então, na palavra 'RATO', a quantidade de sons/fonemas (4) é igual à quantidade de letras (4).

GERALMENTE, O 'e' vem pra acrescentar ideias, tipo: comprei suco E refri, leite E frutas; eu sei que é errado E que estou sendo enganada.. O 'é' vem pra afirmar algo, tipo: ele É confuso! não sei o que É isso; não É verdade...

O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som.

Em relação à vogal o, quando estamos perante sílaba tónica assinalada com acento gráfico, pronunciamos o aberto, se estiver marcado com acento agudo, como em avó, hóquei ou ótimo, e o fechado, se a vogal apresentar acento circunflexo, como em avô ou sôfrego; não havendo sinal gráfico, como acontece com muitas palavras ...

Letra B (Número 2) Representa a batida, o ritmo essencial; é a percussão profunda e abissal. Tambores de guerra ou ritualísticos, bem como tímpanos solenes ou ameaçadores soam na freqüência desta letra.

Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web).

A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

No caso da palavra exemplo, o “X” tem o mesmo som de exame, ou seja, som de “z”. Ainda tem a palavra exceção, em que a letra “x”, ao lado do “c”, indica um “ss”, ou seja, foneticamente, “x” e “c” juntos produzem um som só.