Qual a diferença de regar e irrigação?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 17 votos

Irrigação é o ato de regar (uma área, uma plantação etc.). Já a drenagem é o ato de drenar a água de terrenos excessivamente úmidos por meio de tubos.

A prática consiste no fornecimento artificial de determinada quantidade de água ao solo em uma área específica e no momento certo para criar umidade ideal para o desenvolvimento das culturas. A unidade utilizada para irrigação chama-se lâmina e é expressa em milímetros (mm).

Irrigação por superfície: - Através do umedecendo quase toda a superfície do solo onde a planta é cultivada; Irrigação subterrânea: Através da aplicação de água diretamente nas raízes das plantas, “dentro” do solo.

Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão.

Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.

4 sinônimos de irrigar para 1 sentido da palavra irrigar: 1 aguar, banhar, molhar, regar.

noite, geralmente, a velocidade do vento é menor, portanto os desvios de água são menores. À noite, a umidade do ar é mais alta, o que diminui a perda de água. Enfim, há uma maior eficiência do uso da água utilizada e menos despesas com energia elétrica', resume.

Materiais: mangueira de polietileno de 16mm, prego cabral, palito de pirulito e arame 16 mm. Para começar, faça pequenos furos a cada 20 ou 25 cm na mangueira, onde depois serão encaixados os microaspersores artesanais.

O início da manhã é o momento ideal para irrigar a maioria dos gramados. A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar o gramado durante a noite.

Assim, podemos definir o tipo de irrigação mais facilmente por solo:

  • Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão;
  • Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação;
  • Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.

Dentre os diversos benefícios trazidos por ela está o aumento dos lucros, os riscos de falta de água são bem menores. O resultado é o aumento da produtividade e a qualidade dos produtos, além da produção na entressafra, ou seja, mais de uma safra por ano, o que gera maior a rentabilidade.

Principais tipos de irrigação

  • Irrigação localizada. É uma das técnicas mais utilizadas, principalmente nas áreas mais secas, onde a água é aplicada nas raízes das plantas, ocupando o seu redor para atingir maior profundidade. ...
  • Irrigação por aspersão. ...
  • Pivot central. ...
  • Fertirrigação. ...
  • Micro aspersão. ...
  • Irrigação de Superfície.

A Irrigação enquanto 'Molhação' trata-se de uma atividade que remonta 6.000 a.C., quando surgiu no Egito e Mesopotâmia (atual Irã/Iraque), mediante as águas dos Rios Nilo, Tigres e Eufrates. A água era derivada na época das enchentes para o campo, por 40 a 60 dias.

Teoricamente, todos os métodos podem ser utilizados para irrigação de hortaliças, entretanto devem-se avaliar os pontos negativos e positivos de cada um.

  1. Convencional. Mecanizado.
  2. Aspersão. Métodos de Irrigação.
  3. Superfície. Sulco.
  4. Inundação. Localizada.
  5. Gotejamento. Microaspersão.

Sistema automático é a melhor escolha para aumentar produtividade. Para realizar a irrigação de uma horta de maneira uniforme e com qualidade é necessário um sistema de irrigação automática para horta. Ele é responsável por avaliar as necessidades das culturas e suprir as necessidades hídricas do ambiente.

Continue lendo para conferir!

  1. 1 – Escolha o sistema de irrigação. O primeiro passo do seu projeto é escolher qual vai ser o tipo de irrigação utilizado para a sua cultura. ...
  2. 2 – Entenda sobre o manejo da irrigação. ...
  3. 3 – Mantenha a manutenção em dia. ...
  4. 4 – Planeje o investimento financeiro.

Os principais sistemas de irrigação utilizados no Brasil, são: o pivô central, a aspersão, a microaspersão, o gotejamento e sulco camalhão. Este último vem apresentando resultados animadores, principalmente para produtores de soja da região Sul do Rio Grande do Sul, em áreas de cultivo de arroz irrigado.

Para isso, você pode contar com três possibilidades: irrigação com mangueira, por gotejamento e por aspersão. Confira a seguir as características e peculiaridades de cada um, e avalie qual o mais adequado para o seu jardim horta ou pomar.

Por que a irrigação é tão importante? Como dito acima, a irrigação tem o propósito de suprir a deficiência total ou parcial da água. Ela se torna essencial principalmente pelo fato de ajudar a aumentar o potencial de insumos que são utilizados na agricultura, como: defensivos, fertilizantes, sementes entre outros.

O que é irrigação sustentável? A irrigação sustentável pode ser alcançada utilizando técnicas que reduzem o impacto no meio ambiente, garantindo um uso mais racional da água.