Qual a diferença de rezadeira e benzedeira?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

As rezadeiras, também conhecidas como benzedeiras, possuem uma importante função na parcela da sociedade que mantém usos e costumes tradicionais: estabelecer relações com o sagrado. Essa tradição tem a oralidade como carro chefe.

A pessoa que benze é aquela que representa a medicina popular, é aquela que detém orações em favor do bem do corpo e da alma, é pessoa amiga, conselheira e acima de tudo: a benzedeira é mãe/pai avó/avô, esposa/esposo, médica (o).

Existem duas plantas bem comuns usados pelas benzedeiras, a arruda (Ruta graveolens L.) e o incenso (Tetradenia riparia Hochst.), pois elas servem para afastar o mal do ambiente.

O trabalho das benzedeiras começa com uma roda, onde fazem uma oração entre elas. Em seguida, organizam outro grande círculo, desta vez com os presentes, quando fazem a leitura de um texto e explicam a dinâmica do benzimento. Elas ficam na unidade por duas horas, no final da manhã ou da tarde.

Deus te tire o mal para quem a ti te acobrantou. Com louvor de Deus e da Virgem Maria. Pai Nosso e Avé Maria. Feito isto, molhar a ponta do dedo mínimo no azeite e deixar verter sobre a água da taça.

Benzedor, Curador ou simplesmente Rezador é uma atividade, muitas vezes considerada curandeirismo, destinada a curar uma pessoa doente, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por alguma erva com pretensos poderes sobrenaturais, ao tempo em que se aplica uma prece.

A existência das rezadeiras ou benzedeiras é muito antiga no Brasil e se origina da cultura indígena e principalmente, da cultura africana, desde o período da colonização, pois esses conheciam as ervas e suas funções.

Curso Online: Benzimento Xamânico
R$270,00 R$180,00 Oferta!

Para ser um bom benzedor, ela ensina, além do dom, do poder dado por Deus, é preciso ter muita fé e religiosidade. Deve-se rezar todo dia e crer muito em Deus.

Quebrante (ou mau olhado): é um mal de ordem espiritual. Em criança, é aquela que não dorme direito ou dorme com os olhos abertos. Em bebês, é aquele que só chora. O quebrante funciona assim: quando as pessoas ficam admirando a criança - 'Ai, que bonitinha!

verbo transitivo Fazer o sinal-da-cruz para consagrar alguma coisa ao culto divino: benzer uma igreja. Invocar a proteção do céu sobre pessoas ou coisas: o padre benze os esposos, as colheitas. Fazer benzeduras. verbo pronominal Fazer uma cruz com a mão direita aberta, da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito.

Com folhagem de plantas e um terço nas mãos, Dona Maria invoca todos os santos e anjos pela proteção de quem vai buscar sua ajuda na varanda de sua casa em Jacaraípe. Numa casa simples do Bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe, na Serra, o que há de mais valor não é visível aos olhos.

Fins de semana Deus fez para o descanso. Benzer à noite não é bom, não é uma linha boa. Pode ser perigoso”, alerta.

O ato de benzer
Para realizar uma benzedura, pode-se fazer o sinal da cruz ou colocar as mãos sobre uma pessoa, uma casa, um animal ou um veículo, por exemplo. Se o que ou quem receberá a benção não puder estar presente, pode ser representado por uma fotografia ou outro objeto pessoal importante.