Qual a diferença entre ascendente e descendente?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Como vimos, descendente se refere ao que decresce, que descende de cima para baixo. Este termo é muito usado para indicar os sucessores de uma linhagem familiar, como os filhos, netos, bisnetos, etc. Por outro lado, a palavra ascendente consiste em algo que se eleva, ou seja, que descende de baixo para cima.

Descendência é um nome que damos aos filhos, netos, tataranetos, enfim: aos filhos e parentes que nasceram a partir de um ser vivo. Assim, os filhos de um casal são descendentes dele; assim como seus netos, e todas as gerações seguintes.

Quando alguém fala em ascendente, geralmente faz-se referindo aos nossos antepassados. Ou seja, nossos ancestrais. São os indivíduos que deram origem à nossa linhagem. Logo, os ascendentes são pais, avós, bisavós, etc.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Então, para descobrir o seu descendente, primeiro você precisa saber qual é o seu ascendente. O seu signo descendente será aquele que está diretamente em oposição ao seu signo ascendente. Por exemplo, quando uma pessoa tem ascendente em Touro, seu descendente será em Escorpião.

Grau de parentesco sanguíneo

  • Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós).
  • Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).

Os bens são destinados em primeiro lugar aos herdeiros descendentes: filhos, netos e bisnetos concorrendo com o viúvo (a). Em segundo lugar são chamados os herdeiros da linha ascendente: pais, avós e bisavós concorrendo com o viúvo (a).

A linha de descendência pode ser reta (um ancestral ligado àqueles que descendem dele de maneira direta: trineto-bisneto-neto-filho) ou colateral (um antepassado vinculado aos seus descendentes sem linha direta, uma vez que estes não descendem uns dos outros: primos, irmãos, tios).

O signo ascendente é o signo que estava se elevando na linha do Leste do seu mapa astral no momento do seu nascimento, como se ele também estivesse “nascendo” no horizonte.

Para fazer o cálculo e descobrir qual é o seu ascendente no Mapa Astral, você precisa saber a data, o horário e a cidade do seu nascimento. A partir dessas informações, será possível descobrir o signo que estava no horizonte no exato momento em que você nasceu, ou seja, o seu ascendente.

Para saber qual seria o signo lunar, é preciso fazer um “mapa astral”. Além do posicionamento do Sol e da Lua, o mapa também mostra o ascendente e o posicionamento dos astros do Sistema Solar na hora que uma pessoa nasceu.

Na Astrologia, o Descendente é o oposto do Ascendente, e representa a nossa relação com o outro, funcionando como projeção e complemento de nós mesmos.

Quem nasce com ascendente em Escorpião costuma ser reservada e observadora. Saiba mais sobre esta posição no mapa natal. Os nativos com ascendente em Escorpião tendem a ser reservados e, às vezes, podem agir de forma defensiva ao conhecer novas pessoas.

Os parentes em linha reta são os ascendentes (pais, avós, bisavós, tataravós) e os descendentes (filhos, netos, bisnetos).

A ascendência portuguesa quer dizer que o indivíduo tem origem de uma linha de gerações anteriores. Ou seja, a ascendência é relacionada aos pais, avós, bisavós. Ou então, podemos dar o exemplo: “ele tem ascendência portuguesa do seu pai, o seu ascendente, o seu progenitor”.

Caso seja descendente de imigrantes europeus, em alguns casos, você poderá solicitar o seu passaporte vermelho. O Brasil foi formado por muitos imigrantes e permite que brasileiros recorram à cidadania europeia pelo direito de sangue — o jus sanguinis, no termo jurídico.