Qual a diferença entre carismas e dons do Espírito Santo?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os Carismas do Espírito, concedidos a todos por ocasião do Batismo e intensificados no Crisma, também são chamados de dons do Espírito Santo. Ele nos capacita com estes dons para servirmos à Igreja de Cristo, através dos irmãos. Os carismas são, portanto, dons de poder para o serviço da comunidade cristã.

Carisma é sempre uma manifestação do “sobrenatural”, o que o diferencia dos talentos naturais ou transformados, o carisma é recebido através de uma ação livre e soberana de Deus, ligada ao Batismo.

As origens do carisma são encontradas nas cartas do apóstolo São Paulo, escritas por volta de 50 d.C. Este é o primeiro uso em escrito da palavra "carisma", derivada do grego "charis" (graça). Para Paulo, carisma significava "o dom da graça de Deus" ou o "dom espiritual".

Existem 4 estilos (categorias) de carisma: foco, visionário, gentileza e autoridade. Diferentes tipos de carisma são apropriados para cada circunstância e cada um se encaixa melhor ou pior para você.

Pessoas carismáticas são pessoas altivas e estão, muitas vezes, no centro das atenções. Por isso, muitas vezes, as críticas são inevitáveis. Mas as pessoas carismáticas criam uma proteção que permite que continuem fazendo o que estão fazendo, sem se preocuparem com o que os outros pensam.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

A prática do carisma da RCC está baseado na experiência pessoal com o amor de Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Cristo e, assim, vivam a busca pela santidade.

Por exemplo, uma pessoa que usa do seu carisma sabe comunicar com os subordinados, sempre focando pontos onde todos têm deveres para com a empresa e pontos onde todos devem ser respeitados nas suas necessidades e busca conjuntamente as melhores soluções junto aos superiores.

Pesquisadores canadenses estudam características que definem o carisma de alguém

  1. tem presença em um local.
  2. tem a habilidade de influenciar as pessoas.
  3. sabe liderar um grupo.
  4. faz as pessoas se sentirem confortáveis.
  5. sorri com frequência para as pessoas.
  6. pode se dar bem com qualquer um.

Dicas para desenvolver seu carisma

  1. Seja um bom ouvinte. Sabe quando você está contando uma história e parece que a outra pessoa está no mundo da lua? ...
  2. Seja bem-humorado. ...
  3. Seja otimista. ...
  4. Entenda como as pessoas estão se sentindo. ...
  5. Pegue leve consigo e com os outros.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

São considerados dons infusos, ou dons do Espírito Santo: Temor de Deus; Piedade; Fortaleza; Prudência; Ciência; Entendimento/ Inteligência e Sabedoria. Durante a Crisma, esses dons crescem ainda mais em cada cristão.

As 6 perguntas do carisma

  1. Tem presença. Sei me impor mesmo em um local cheio de gente. ( ...
  2. Tem a habilidade de influenciar os outros. ( média = 3,53)
  3. Sabe liderar um grupo. ( média = 3,38)
  4. Faz as pessoas se sentirem confortáveis. ( ...
  5. Sorri para os outros com frequência. ( ...
  6. 6.Se dá bem com todo mundo. (

O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra. Além disso, podemos ouvir os sussurros do Espírito Santo mostrando-nos o que devemos fazer (ver 2 Néfi 32:5).