Qual a diferença entre doutrinar e ensinar?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

No dicionário da língua portuguesa, ensinar significa transmitir experiências, repassar ensinamentos, instruir alguém. Enquanto doutrinar expressa-se como quer dizer transmitir à a um indivíduo alguma crença ou atitude particular, com o objetivo de que não aceite uma opinião diferente.

Embora o ensino religioso possa ser mais direcionado a uma religião específica, ele não visa doutrinar os estudantes ou convertê-los ao contexto. O objetivo é simplesmente repassar os ensinamentos das religiões cristãs, mas sem exigir que os alunos sigam tais fundamentos, respeitando as pluralidades religiosas e de fé.

Até um tempo atrás se dizia que ensinar era a arte de transmitir conhecimento e de instruir e que educar era o processo de desenvolvimento integral do indivíduo, de mostrar ou apontar caminhos. À educação cabe formar o caráter, refinar sentimentos e comportamentos e sedimentar valores.

Doutrinar: instruir à maneira de doutrina; catequizar dentro de princípios em que se fundamenta um sistema religioso, político ou filosófico; ideologia, sistema, teoria. Ensinar: Transmitir a alguém conhecimentos sobre alguma coisa ou sobre como fazer algo.

Doutrinação é o processo de incutir ideias, atitudes, estratégias cognitivas ou uma metodologia profissional. Muitas vezes, é distinta da educação pelo fato de que se espera que a pessoa doutrinada não questione ou analise criticamente a doutrina que está sendo ensinada.

São os princípios que existem acerca de uma determinada questão, geralmente com o intuito de a universalizar. Por exemplo: “A doutrina cristã postula a existência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo”, “A propriedade privada é contrária à doutrina socialista, pelo que deve ser abolida da nossa sociedade”.

1 fundamento, cânon, lei, norma, preceito, princípio, regra. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Ideologia: 2 sistema, conceito, convicção, ideia, ideologia, opinião, pensamento, teoria, tese.

Segundo José Pedro Machado, no seu Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (Livros Horizonte, Lisboa), vem do latim doctrina, «ensino, formação teórica; arte, ciência, doutrina, teoria, método».

Doutrina está sempre relacionado à disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e pode ser propagada de várias maneiras, através de pregações, opinião de pessoas conhecidas, ensinamentos, textos de obras, e até mesmo através da catequese, como uma forma de doutrina da Igreja Católica.

Quando ligadas à religião, as doutrinas tratam de princípios ou dogmas relacionados à forma como percebem o divino e, em alguns casos, as religiões ditam o comportamento de seus seguidores tanto de forma individual quanto coletiva.

Como a doutrina está relacionada a um conjunto de princípios ou dogmas de uma religião e a religião diz respeito a um conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade e abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social, logo ...

O “Novo Dicionário AURÉLIO” (1975), traz como significados para ensinar: “transmitir conhecimentos a”, “educar”, “instruir”, “lecionar”, “dar aula”, enunciados que nos situam no campo do discurso pedagógico.

O ato de ensinar é uma troca que se apoia no propósito de compartilhar um saber que será recebido segundo as vivências de cada um. Essa reflexão é relevante porque dá norte ao trabalho do professor, já que dá a ele a chance de pensar sobre o objetivo dessa função.

Ensinar deve ser o que guia a busca e o despertar para o conhecimento. Na realidade da sala de aula, pode ocorrer a compreensão ou não do conteúdo pretendido, a adesão ou não a formas de pensamento mais evoluídas, a mobilização ou não para outras ações de estudo e de aprendizagem.

Como referenciar uma doutrina
A doutrina é voltada discussões técnicas sobre questões legais. A sua forma de menção é mais simples e mais próxima de livros e artigos. Ou seja, sem toda aquela história de jurisdição, pois você deve mencionar o autor do documento e seguir este formato: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome do autor.

Por definição, a doutrina política é "[uma] política, posição ou princípio defendido, ensinado ou posto em prática relativo à aquisição e exercício do poder de governar ou administrar na sociedade." O termo doutrina política às vezes é erroneamente identificado com ideologia política.

Também está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que foi promulgada em 1996." As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais: telefones (11) 3886-6686 e 3886-6770; Whatsapp (11) 99886-3558; www.carlosgiannazi.com.br/censura-nao-denuncie; e www.facebook.com/carlosgiannazioficial.