Qual a diferença entre fonética e fonêmica?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A fonética é o estudo da acústica e fisiologia da produção, percepção e sons da fala. Ela analisa os sons em sua realização concreta, na forma como as consoantes e vogais são pronunciadas. A fonologia é o estudo dos fonemas, os padrões de som de uma linguagem. O som da fala, o som produzido pelos humanos.

Fonética é a ciência que estuda os sons da fala a partir de diferentes perspectivas: a articulatória, a acústica e a perceptual ou auditiva. A fonética articulatória descreve o modo como os sons, consoantes e vogais, são universalmente produzidos pelo aparelho fonador humano.

Como dito anteriormente, a fonética estuda os sons da fala, ou seja, os sons produzidos pelo aparelho fonador, conhecidos por fones. Já a fonologia estuda os sons da língua, ou seja, os sons que têm valor gramatical, conhecidos por fonemas.

O método fónico, também chamado de método fonético, é um método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes) para, depois, utilizá-las para formar sílabas e palavras.

Histórico. Acredita-se que a escrita fonética começou a surgir por volta do ano 3500 a.C., a partir da escrita cuneiforme dos sumérios, a qual mesclava elementos de caráter fonéticos e pictográficos, tal como o japonês atual, sendo aperfeiçoada com o tempo.

A consciência fonêmica é importante, pois, é uma habilidade fundamental no processo de alfabetização e assim, auxilia na capacidade de perceber, pensar e manipular os sons das palavras (fonemas), e o seu desempenho influencia na inteligência e vocabulário amplo.

Consciência fonêmica é a capacidade de ouvir e manipular a menor unidade de som da fala, ou seja, o fonema. Na consciência fonêmica nos concentramos em sons e não em letras. As atividades de consciência fonêmica envolvem apenas as menores unidades de som.

A Fonética pode dividir-se em três ramos distintos, assim, surgiu a Fonética Articulatória, que analisa os movimentos dos órgãos articulatórios na produção da fala, a Fonética Acústica, que por sua vez se dedica ao estudo das propriedades físicas dos sons da fala e por fim a Fonética Perceptiva, que tem como função o ...

A fonética é representada pelo Alfabeto Fonético Internacional, ou AFI, um sistema de notação baseado no alfabeto latino.
...
Alguns exemplos do seu uso são:

  • canção;
  • ação;
  • açougue;
  • iguaçu;
  • aço; e.
  • açafrão.

Sinalização fonética (SF), em linguística, é a quantidade de som articulado por unidade de significado. Tomando-se a sílaba como unidade de som articulado e a palavra como unidade de significado, pode-se facilmente determinar o grau de sinalização fonética (SF) de uma língua em sílabas por palavra.

O profissional de Linguística dedica-se a estudar os idiomas, desde a sua fonética até a concepção e os processos de formação das palavras, passando pela gramática e toda forma de linguagem verbal.

O que é um fonema? Um fonema é o som produzido pelos falantes de uma determinada língua, representando as unidades sonoras e formando as palavras. A Fonologia é a ciência responsável pelo estudo de cada um dos sons correspondentes à voz.

A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica. Ou seja, o falante é capaz de identificar que a diferença entre as palavras faca e vaca está no som inicial que é /f/ em faca e /v/ em vaca, bem como é capaz de identificar e manipular os demais sons dessas palavras.

A transcrição fonética é a representação dos sons da fala através de símbolos fonéticos. Difere de região para região, de estado para estado e de pessoa para pessoa, uma vez que representa os diferentes sotaques.

Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes. Cada letra (grafema) é aprendida como um som (fonema) que, junto a outros fonemas, pode formar sílabas e palavras. Para o ensino dos sons, há uma sequência que deve ser respeitada – dos mais simples para os mais complexos.

Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.