Qual a diferença entre glória e glórias?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Glórias é o plural de glória. O mesmo que: céus, belezas, esplendores, exaltações, famas, faustos, grandezas, halos, homenagens.

Na Bíblia Hebraica, glória é a tradução de kabod. Porém, kabod possui dois significados: primeiramente, esse termo hebraico conduz o significado de peso ou, em outras palavras, força exercita por um corpo sobre qualquer superfície (Ex 17,12; Pr 27,3); o segundo significado, e o mais importante, é teológico.

É um termo de origem hebráica "Halleluyah", formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé. Portanto Aleluia é um elogio ao Deus, Javé. Aleluia é uma expressão usada para louvar a Deus nos cânticos e orações rezadas nos cultos e missas dos cristãos.

Dar glória a Deus é um modo de oração, de ação de graças por aquilo que Deus é e faz continuamente. Aleluia, em si, é um das expressões através da qual damos glória a Deus. De fato é a transliteração da palavra hebraica halleluya, que significa oremos, louvemos a Deus.

gló·ri·a a. 1. Honra, fama, celebridade, adquirida por obras, feitos, virtudes, talentos, etc.

Existem três reinos de glória: o reino celestial, o terrestre e o telestial. A glória que herdaremos dependerá de nosso grau de conversão, expresso na obediência aos mandamentos do Senhor. Tudo dependerá da maneira como tivermos recebido “o testemunho de Jesus” (D&C 76:51; ver também D&C 76:74, 79, 101.)

O substantivo feminino aleluia, que tem origem hebraica e significa «louvai o Senhor», também se emprega no plural: as aleluias. Note-se, contudo, que está dicionarizado o substantivo feminino plural aleluias (Aurélio) = direitos de estola (contribuições que os crentes deviam aos vigários).

Resposta: Ela vem do Latim GLORIA, “fama, renome, grande honra”, de origem desconhecida.

1 renome, fama, celebridade, imortalidade, importância, lustre, notabilidade, notoriedade, reconhecimento, reputação, nirvana, conquista, prêmio.

Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.9).

A expressão “a glória da segunda casa será maior do que a da primeira” vem de Ageu 2:9, que fala sobre a construção do segundo templo em Jerusalém. Os israelitas estavam desanimados, porque o segundo templo não era tão bonito como o primeiro, mas Deus prometeu que teria uma glória maior.

Hosana é o nosso apelo a Deus para nos salvar. Aleluia expressa nosso louvor ao Senhor pela esperança da salvação e da exaltação.

Em nossas orações e até nas letras de canções evangélicas, sempre vemos os termos Aleluia e Amém. Aleluia, em resumo, significa Louvou ao Senhor, Glória a Deus ou Adorem a Deus. Já a palavra Amém, significa Assim seja, Certamente, Verdadeiramente.

Quem usar a pronúncia com acento tónico na primeira sílaba, usa a grafia “ámen”. Quem usar a pronúncia com o acento na última sílaba, escreve “amém”.

Você sabe porque o Glória e o Aleluia são omitidos na Quaresma? São exatamente 40 dias em que o glória e o aleluia não aparecem nas missas. Isso porque são hinos de celebração, de alegria e de muita festa pela vinda do Senhor que vem na Eucaristia.

8 sinônimos de aleluia para 3 sentidos da palavra aleluia: 1 exultação. 2 siriri. 3 gabo, júbilo, louvaminha, louvor, regozijo, satisfação.

A resposta dada a tal questionamento foi: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”, referindo-se ao imperador romano César. Ou seja, Jesus afirma que não devemos misturar questões políticas e econômicas com questões religiosas.

Aos olhos dele só existe luz e trevas. "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito." (2 Coríntios 3.18). Esta é uma mensagem que não exclui ninguém.