Qual a diferença entre o anjo Gabriel e Miguel?

Perguntado por: vevangelista4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Gabriel tem um papel muito diferente daquele do arcanjo Miguel. Provavelmente, ele também é um arcanjo, embora a Bíblia não informe isso diretamente. Ele pode ser um querubim — talvez até um dos dois querubins protetores. Em todo caso, ele é, definitivamente, um anjo-chefe.

Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a mais alta hierarquia dos anjos. Eles fazem parte do grupo dos “sete espíritos” citados no livro do Apocalipse. Estes, atendem diretamente ao trono de Deus. Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo.

O Arcanjo Gabriel nas maiores religiões
Na religião Cristã, ele é o anunciador da vinda Palavra, que anuncia a encarnação do Verbo de Deus, que traz a justiça e a verdade, mas também o amor e a fraternidade.

Gabriel arcanjo foi o escolhido por Deus para acompanhar todo o advento da salvação, desde a revelação das profecias à anunciação da chegada do Messias, acompanhando-o durante toda a sua vida terrena, Paixão e Ressurreição. Além disso, é o portador da oração mais popular e mais querida do cristianismo: a ave-maria.

Para os católicos, Gabriel é o protetor dos carteiros, dos radialistas e das pessoas que carregam consigo informações – sendo conhecido também como São Gabriel Arcanjo. Ele traz consigo a verdade, o amor e a fraternidade – é considerado o anjo da esperança.

Assim como no catolicismo, São Miguel é visto como um protetor e como um dos guerreiros de Deus, que traz luz para o mundo e triunfa sobre o mal. É o mesmo que ocorre no candomblé: o Arcanjo Miguel auxilia os fiéis que estão enfrentando batalhas espirituais.

São Miguel é considerado defensor da igreja e de todo o povo cristão, afinal, ele é o mensageiro de Deus. Em hebraico, Miguel significa algo como “aquele que é similar a Deus”, interpretado como “Quem como Deus”, no sentido de semelhante à Deus.

Os três arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael “estão diante de Deus, são os nossos companheiros porque têm a mesma vocação no mistério da salvação: levar em frente o mistério da salvação. Adoram a Deus, glorificam a Deus, servem a Deus”.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Arcanjo São Miguel
Um dos nomes mais antigos da história da humanidade, Miguel significa semelhança de Deus. Arcanjo São Miguel é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do povo de Deus. Comandante do exército de Deus, ele é, para os católicos, aquele que combate as forças do mal.

O manto azul de São Gabriel Arcanjo
Em algumas das imagens de São Gabriel, ele é representado com um manto azul, sendo este um reforço à sua origem divina, pureza e ligação com Deus, pois esta é a cor dos céus.

Os arcanjos pertencem à terceira hierarquia (Principados, Arcanjos e Anjos) e são responsáveis por executar as ordens de Deus, por isso estão mais perto de nós. Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas.

Traços gerais da personalidade nome Gabriel
Aventureiro e ambicioso, procura realizar-se através de atividades energéticas e desafiantes, mas que se tragam benefícios para terceiros. Possui uma grande capacidade mental e espiritual que se traduz numa enorme consciência social e sacrifício pessoal.

A variante feminina do nome Miguel é Micaela. O nome foi encontrado pela primeira vez em Portugal no século II, através da variante Micael. Na Inglaterra medieval surgiu como Mighel e na Irlanda é considerado um dos nomes mais populares, adotado principalmente como Michael.