Qual a diferença entre o Jazz e blues?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

São estilos bem diferentes, mas que, muitas vezes, se misturam, já que o jazz foi influenciado pelo blues. O jazz é mais focado na parte instrumental, com harmonias complexas e improvisações, enquanto o blues tem uma estrutura mais simples, geralmente com 3 acordes, que se alternam em uma sequência de 12 compassos.

O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850.

Música folclórica

William Christopher Handy, mais conhecido como W.C. Handy, nasceu no Alabama em 1873, e é considerado o “Pai do Blues”. Filho de escravos, Handy teve contato desde cedo com as work songs dos trabalhadores negros.

Os dois grandes pilares sobre os quais o jazz se fundamenta são o Blues e o Ragtime.

Alguns historiadores relatam que a palavra tem origem na África Ocidental e significa “coito”, ou que sua origem está na palavra “Jaíza” da cultura Haúsa (povo que se encontra no que é hoje o norte da Nigéria) que significa “o som de tambores distantes”.

A expressão to sing the blues, pode ter como equivalência se lamentar, se queixar ou choramingar, ou se preferir, podemos traduzi-la por uma expressão idiomática em nossa língua: chorar as pitangas. Confira alguns exemplos: I won't sing the blues anymore.

Louis Daniel Armstrong, nascido em Nova Orleans, 4 de agosto de 1901 e falecido em 6 de julho de 1971, é considerado "a personificação do jazz".

Mihaly Kertész Kaminer

Realizador húngaro, naturalizado norte-americano, de seu verdadeiro nome Mihaly Kertész Kaminer, nas... Nome de uma das grandes artérias da cidade de Nova Iorque.

Além de trabalhar diretamente o aperfeiçoamento dos movimentos, essas danças ajudam no desenvolvimento da sensibilidade, permite a melhor expressão dos sentimentos e auxilia na socialização de crianças tímidas e na valorização da autoestima.

Entenda o jazz
Agora, o jazz surgiu nos Estados Unidos também, mas depois do Blues! E o jazz até tem influência do blues, mas é uma mistura da música de bandas marciais e ritmos caribenhos, como o merengue! No jazz, os músicos usam mais instrumentos do que no blues, como o trompete, a tuba, o saxofone e o clarinete.

[estado de tristeza, depressão]

Ragtime: ponto-chave na história do Blues
Alabama, Louisiana, Mississipi e Georgia foram alguns dos estados do Sul dos EUA em que estas expressões musicais tiveram especial importância. Na década de 1890, surgiu um gênero considerado influência direta do início do blues: o ragtime.

Jesus é Blues: ao falar que “tudo que quando era preto era do demônio e depois virou branco e foi aceito“, Baco começa a chamar de blues, relembrando as raízes desse ritmo.

B.B. King

O músico B.B. King, considerado o rei do blues, morreu nessa quinta-feira (14) em Las Vegas, nos Estados Unidos, aos 89 anos, informou hoje (15) seu advogado.

André Christovam ser considerado o principal artista de blues do Brasil é uma possibilidade a ser discutida, mas ele foi sem dúvida o primeiro.

Buddy Bolden

Os críticos acreditam que o jazz surgiu no fim da década de 1890, quando Buddy Bolden, um cornetista neto de escravos, misturou blues e ragtime, um ritmo sincopado então na moda.

Gertrude Pridgett

Conhecida como a "mãe do blues", ela fundiu o vaudeville com a autêntica expressão musical do sul dos Estados Unidos, influenciando uma geração de cantores blues. Gertrude Pridgett começou a se apresentar na adolescência e assumiu o nome "Ma" Rainey após casar-se com Will "Pa" Rainey em 1904.

Claro que não poderíamos encerrar a lista sem mencionar cantor, compositor e guitarrista B.B. King, o maior astro desse gênero musical, considerado por muitos o rei do blues. Ele ganhou 15 prêmios no Grammy e manteve uma média de 300 shows por ano ao longo de 5 décadas.

As 5 maiores composições da história do jazz

  • 1- Take Five, Dave Brubeck (1920 — 2012)
  • 2- So What, Miles Davis (1926 — 1991)
  • 3- Take The A Train, Duke Ellington (1899 — 1974)
  • 4- Round Midnight, Thelonious Monk (1917 — 1982)
  • 5- My Favorite Things, John Coltrane (1926 — 1967)