Qual a função de uma gárgula?

Perguntado por: obelchior . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Ao jogar a água da chuva longe da construção, as gárgulas protegem a catedral e evitam que o escorrer excessivo de água acabe estragando as pedras. Aliás, esta é a principal diferença entre as gárgulas e as quimeras. As primeiras servem para evacuar a água da chuva. Já as segundas têm uma função decorativa.

Gárgulas: estrutura situada nas calhas dos telhados com o intuito de escoar água. Normalmente, eram adornadas com figuras animalescas e monstruosas.

As gárgulas eram uma espécie de animais com garras que eram sinal de advertência contra o comportamento dos pecadores. Elas simbolizavam perigo para quem quer que se aproximasse da igreja com a consciência suja.

Origem e história das gárgulas
A princípio, as gárgulas estiveram presentes no Egito Antigo. Contudo, eram posicionadas nos telhados de templos egípcios e suas bocas serviam como fonte de água, e não escoadores.

Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP.

A primeira Gárgula era na verdade um vampiro criado artificialmente. Uma mistura alquímica de vampiros Tzimisce e Nosferatu produziu a primeira dessas criaturas monstruosas. Com a ordem de "crescerem e multiplicarem-se", as Gárgulas começaram a se alimentar de aldeões, criando mais Gárgulas para ajudar os Tremere.

gárgula | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Gárgulas. As famosas estátuas de gárgulas e quimeras na parte externa da catedral, representando animais fantásticos ou monstros, são consideradas símbolos da Notre-Dame. Elas foram feitas na Idade Média e têm a função estratégica de proteger as paredes do escoamento da água das chuvas.

As gárgulas nada mais são que esculturas góticas, porém enganam-se aqueles que pensam que ela tem apenas a função de afastar o mal, garantindo a proteção das construções. O real propósito desse tipo de escultura é escoar a água da chuva, para que as estruturas externas da igreja não sejam atingidas pelo tempo.

Quando falamos em arquitetura gótica no Brasil, na verdade, estamos nos referindo ao neogótico, uma vez que esse estilo não surgiu na Idade Média por aqui, mas apenas no final do século XIX. Entre alguns exemplos, podemos citar: Catedral de Sé (São Paulo) – que conta com vitrais, estrutura vertical e gárgulas.

  • 7 elementos que definem a arquitetura gótica. 29 JUN 2021. ...
  • Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
  • Torres pontiagudas e esguias. ...
  • Grande iluminação interior. ...
  • Uso de vitrais. ...
  • Uso de paredes mais finas e leves. ...
  • Grande ornamentação. ...
  • Abóbodas em cruzaria.

O final da terceira temporada de "Riverdale", que foi ao ar ontem, revelou a identidade do Rei Gárgula, o grande mistério da série. A criatura misteriosa que vinha aterrorizando a cidade era, na verdade, Chic, o garoto que se passou pelo irmão de Betty e foi dado como morto na segunda temporada.

Os significados da gárgula são ligados ao seu uso cultural. Em primeiro lugar, ela simboliza a proteção, dado que estátuas de pedra com o símbolo da gárgula são utilizadas a centenas de séculos em construções e jardins para afastar o mal. Em segundo lugar, ela simboliza a vigilância.

Garoou vem do verbo garoar. O mesmo que: chuviscou, serenou, orvalhou.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou verifica, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa: Em quanto tempo? Em quantos dias?

As quimeras de Notre Dame não têm nenhum tipo de função arquitetônica, foram criadas pelo arquiteto Viollet-le-Duc, apenas para ter um efeito decorativo, e fazer parte juntos as gárgulas, de um cenário de criaturas estranhas e bizarras. São 154 quimeras, sendo que somente uma tem nome, Stryge.

As torres de Notre Dame
Notre Dame tem duas torres de 69 metros em sua fachada. Acessando a parte superior das torres, além de apreciar as fantásticas vistas, você poderá visitar o campanário onde viveu o conhecido Corcunda de Notre Dame e ver de perto as diversas gárgulas.

Entre os achados, os arqueólogos encontraram o sarcófago de chumbo em forma humana “totalmente preservado”. A sua colocação no transepto da catedral sugere que a pessoa enterrada tinha status de elite, enquanto sua camada subterrânea indica que data do século 14, no máximo.

Religião e simbolismo
A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.

Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.