Qual a função do macumbeiro?

Perguntado por: eoliveira2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Macumbeiro é a pessoa que toca um instrumento musical chamado macumba, portanto, a macumba (instrumento musical) existe para executar música. Termo usado incorretamente para fazer referência à pessoa que pratica atos religiosos espíritas.

O macumbeiro era o conselheiro, o guia, o apoio emocional e familiar e o curador. Muitas vezes ele era procurado para aconselhamentos pelos reis e rainhas de outrora. Ser macumbeiro é ouvir os guias, ter contato espiritual, pois a observação deve ser constante.

Esse tipo de situação é conhecido como "Despacho" na umbanda, que é a realização de oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares.

Deste modo, macumbeiro é o indivíduo que toca tal instrumento. No Brasil, a palavra "macumba" designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o "ebó" ou "padê". Já na Umbanda seria "despacho".

14 sinônimos de macumbeira para 2 sentidos da palavra macumbeira: Bruxa: 1 lâmia, benzedeira, nigromante, bruxa, mágica, necromante, maga.

Uma das razões para isso é o sincretismo religioso forte, então para o Censo, o Rio Grande do Sul é o estado que a proporção de umbandistas e candomblecistas é maior no país.

A cidade de Codó é conhecida como a terra da macumba, meca da feitiçaria, ou capital da magia, pois contam que os terreiros existiam mesmo antes da sua fundação, e que Codó teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros.

Bita do Barão, o maior macumbeiro vivo do Brasil.

Nascido em 10 de julho de 1932, no povoado Santo Antônio dos Pretos na zona rural de Codó, no Maranhão, Wilson Nonato de Souza, conhecido popularmente por Bita do Barão, é considerado um dos grandes líderes umbandistas do Brasil.

Macumba (do quimbundo: ma'kôba) é um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao instrumento reco-reco.

As encruzilhadas são lugares de encantamentos para diversos povos e sempre espantaram e seduziram as mulheres e os homens. São ainda lugares propiciadores, em várias culturas, da realização de oferendas em busca da restituição do oferecido na forma de potências e sortilégios.

A oferenda nada mais é do que um ato de amor e fé. Deve ser feita com respeito e devoção. Em cada etapa de sua elaboração, desde a escolha da fruta que será oferecida ao mimo com a qual se corta, até a forma de apresenta-la, em um alguidar de barro ou em folhas diretamente no solo.

Ameaçar com macumba é crime, você sabia? Dizer que usará forças espirituais para obrigar uma pessoa a entregar dinheiro, mesmo sem violência física ou outro tipo de ameaça, configura extorsão. Assim entendeu, por unanimidade, a 6ª Turma do…

Macumbeiro é a pessoa que toca um instrumento musical chamado macumba, portanto, a macumba (instrumento musical) existe para executar música.