Qual a importância de valorizar as diferenças de cada ser?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Uma vez que reconhecemos as nossas próprias diferenças e transformações, compreendemos o valor, a aceitação de nós mesmos, elevamos a autoestima e expandimos a dignidade. Além disso, desenvolvemos a empatia, a solidariedade e o respeito ao próximo.

A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.

Confeccionar materiais e fazer um acervo com estes também é atividade interessante, pois os alunos têm a oportunidade de ter contato direto com outras culturas. A diversidade dos cabelos pode ser explorada na confecção de perucas, feitas com materiais simples, mas que darão um efeito bem próximo ao real.

O respeito é um dos valores fundamentais para a vida em sociedade. Afinal, praticar o respeito às diferenças, ao espaço do outro, aos animais e também ao meio ambiente e ao planeta é indispensável para o bem-estar, a convivência e a paz entre todos.

Como aceitar as diferenças

  1. Observe as suas próprias atitudes. ...
  2. Dê exemplo sempre. ...
  3. Converse com as crianças. ...
  4. Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ...
  5. Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ...
  6. Faça brincadeiras que estimulem a integração. ...
  7. Busque exemplos de representatividade.

Valoriza, que é uma forma de concretizar nosso reconhecimento pelas ações de alguém! Nós nos preocupamos e nos importamos com os outros, ou seja, se alguém não está bem, vamos oferecer um ombro amigo!

O diferente, seja no pensar, no agir ou culturalmente, nos ensina novos valores e maneiras de enxergar o mundo. Conhecimento nunca é demais, como diz o dito popular. E definitivamente a diversidade não combina com a polarização, que é a concentração de extremos opostos.

A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.

Pensando nisso, a Babysits trouxe 4 dicas para falar sobre diversidade com os pequenos de maneira simples no dia a dia!

  1. 1 – Use filmes e livros. ...
  2. 2 – Visite lugares diferentes. ...
  3. 3 – Entenda a história. ...
  4. 4 – Fale sobre privilégios.

Respeitar as diferenças, é importante em um mundo cada vez mais globalizado, pois prepara as pessoas para apoiar, valorizar e aprender com os outros, ser tolerantes e respeitosos e evitar tomar decisões baseadas sobre preconceitos e estereótipos.

É importante que, nessa convivência, cada um trate o outro com respeito, pois todos têm o direito de fazer suas próprias escolhas, sendo da forma como acha melhor para si. Quando não respeitamos o direito dos outros, os outros também não respeitam os nossos.

Para vivermos em sociedade de forma saudável e construtiva, não precisamos concordar ou seguir o que o outro pensa. Mas é papel de cada um respeitar e entender que, apesar de diferentes, temos os mesmos direitos a igualdade e liberdade de expressão.

Já a valorização é o ato de enxergar o valor da pessoa como colega ou ser humano, ou seja, referindo-se a quem a pessoa é. A grande diferença entre reconhecimento e valorização é o motivo em que eles são demonstrados. Normalmente reconhecemos resultados positivos e tangíveis.

7 Atitudes para valorizar a si mesmo

  1. 1 – Reconheça o seu valor e as suas qualidades. Antes de mais nada, é preciso que reconheça o seu valor e as suas qualidades. ...
  2. 2 – Evite as comparações. ...
  3. 3 – Saiba dizer não. ...
  4. 4 – Aceite elogios. ...
  5. 5 – Perdoe-se. ...
  6. 6 – Demonstre amor sem se anular. ...
  7. 7 – Se aceite como é
  1. Desacelere e repare nas coisas. Reserve alguns instantes do dia para desacelerar e prestar atenção aos detalhes ao seu redor, como as roupas que as pessoas vestem ou as cores dos objetos. ...
  2. Troque o celular por um bloquinho. ...
  3. Enxugue ao máximo. ...
  4. Releia e reflita.

aprende-se sobre o outro; quebram-se crenças de que o que é diferente é ruim ou pior; adquire-se novas perspectivas; entende-se que todos têm suas peculiaridades.

só com a identificação dos nossos preconceitos poderemos reconhecer o valor da diversidade na construção de um mundo efetivamente compartilhado, um mundo em que a pluralidade de crenças, tradições, estilos de vida, formas corporais, modos de organização subjetiva individual, relacionamento pessoal, práticas sexuais, ...