Qual a importância do livro sagrado?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Podemos dizer que os textos sagrados escritos têm a função de: a) Registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa fundante. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos, mensagens, etc.

É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo. A Torá conta desde a história da criação do mundo por Deus, até a chegada do povo judeu em Israel e a morte de Moisés no monte Nobe.

Bíblia

Bíblia: é o livro sagrado dos cristãos. Os cristãos acreditam que a Bíblia seja o ensinamento de Deus, escrito para orientá-los.

A referência do sagrado posiciona o homem diante de sua própria existência. De modo abrangente, a reflexão sobre o sagrado interessa tanto às ciências humanas como à filosofia. Ao apresentar e qualificar o sagrado, ELIADE constrói uma ponte interpretativa entre a natureza transcendente da religião e sua materialidade.

O Alcorão, a Torá e a Bíblia são livros que guardam as palavras e as ideias fundamentais de três grandes religiões do mundo.

Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras.

Bíblia

Bíblia é o livro mais lido pelos brasileiros | Exame.

Bíblia A Bíblia

A Bíblia é adotada como livro sagrado por diferentes denominações religiosas.

A Bíblia

A Bíblia, lida de forma não fundamentalista, pode ajudar-nos a compreender o que Deus nos diz através dos acontecimentos de cada dia.

"No caso dos Evangelhos, não se contesta [a autoria], pelo menos nos estudos recentes. Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

  • O Bhagavad-Gita. Também referido como Sublime Canção, Canção do Senhor ou a Mensagem do Mestre é um dos pilares da literatura sagrada mundial. ...
  • O Antigo Testamento. ...
  • O Tri-Pitakas. ...
  • O Novo Testamento. ...
  • O Alcorão. ...
  • O Kitáb-i-Aqdas.

As religiões afro- brasileiras, como o candomblé e a umbanda, são exemplos de religiões que não possuem textos sagrados escritos.

Os livros sagrados são determinados como conjuntos de textos considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de um Ser Transcendente, também são chamados de sagradas escrituras.

O sentido do sagrado está relacionado à dimensão ontológica da pessoa. Poderíamos compreender o sentimento religioso como uma tentativa de busca do sagrado, entendido como o anseio da potência de ser. O divino é concebido como o elemento absoluto, no qual se estaria, eternamente, na experiência de júbilo e de encanto.

Nesse sentido, considera-se sagrado tudo aquilo que está ligado à religião, magia, mitos, crenças. Em qualquer tipo de religião, a concepção do sagrado se manifesta sempre como uma realidade diferente das naturais, remetendo ao extraordinário, ao anormal, ao transcendental, ao metafísico.

O sagrado pode ser entendido, em um sentido amplo, como aquilo que tem um valor especial para uma pessoa ou para um grupo social; algo que merece ser preservado, respeitado, cuidado. Dentro da concepção do sagrado, a religiosidade é uma das manifestações mais comuns.

A Epopeia de Gilgamesh (São Paulo: Autêntica, 2017) é uma obra cuja origem, estima-se, em 4 mil anos, já que foi escrita mais ou menos 2 mil anos a.C. O “documento” que deu resultou no livro que hoje conhecemos ficou soterrado desde o incêndio, em 612 a.C., que devastou a Biblioteca de Nínive.

  • TEXTOS SAGRADOS. Nos primórdios das grandes civilizações da humanidade, as religiões eram essencialmente politeístas. ...
  • Torá, a Escrita Sagrada do Judaísmo. ...
  • A Bíblia, o Grande Livro do Cristianismo. ...
  • Alcorão, o Livro Sagrado do Islamismo. ...
  • Mahabharata, o Grande Épico do Hinduísmo. ...
  • Dhammapada, os Provérbios de Siddharta Gautama.

1.370 anos

Segundo a datação de carbono feita no material, esse exemplar do livro sagrado dos muçulmanos pode ter algo em torno de 1.370 anos. Ou seja, quem o escreveu pode ter ouvido os ensinamentos do profeta Maomé, fundador do Islã, que morreu em 632 d.C.

O sagrado é o mistério que constitui e possibilita a manifestação da realidade. O sagrado é a energia que, iluminando, dá vida e sentido a tudo. Iluminar é fazer vigorar a claridade e a escuridão. O sagrado, energia de sentido que é e não é, vigora: tempo, memória, linguagem, sentido, ser.