Qual a importância do umbuzeiro na Caatinga?

Perguntado por: aespinosa3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O umbu é a base da economia familiar e da alimentação dos povos sertanejos, principalmente no Território do Sertão do São Francisco, área que engloba dez municípios baianos: Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho.

As secas prolongadas e a competição com a criação de bodes estão entre as principais causas para o possível desaparecimento da fruta nos próximos anos. Uma reportagem da National Geographic revelou que o Umbuzeiro, árvore que gera o umbu, está sumindo cada vez mais de terras nordestinas, como na Bahia.

Resumo: O umbuzeiro é uma árvore de pequeno porte, com altura variando de 4 a 7m, copa ampla e umbeliforme formada por um grande número de galhos, curtos e entrelaçados (Figura 1). A casca é acinzentada, os ramos novos são lisos e os mais velhos apresentam fissuras que às vezes se deprendem em placas.

O umbuzeiro é fonte de socorro para os habitantes das regiões mais secas do Nordeste, quando as chuvas são escassas e impedem o desenvolvimento de outras culturas agrícolas, como a do milho e do feijão.

O umbu “é considerado um símbolo de resistência cultural pelos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais da região semiárida, principalmente pelo significado sagrado e por reservar água em suas raízes em períodos de seca”.

O fruto ajuda também a combater doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes e é rico em cálcio, fósforo e ferro, nutrientes que auxiliam, entre outras coisas, a fortalecer a imunidade. “A principal propriedade do umbu são as vitaminas do complexo A, complexo B e complexo C.

O umbuzeiro, ou imbuzeiro, é uma das plantas mais características do semi-árido brasileiro. No Brasil colonial era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani y-mb-u, que significa "árvore-que-dá-de-beber". Pela sua importância, foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha.

O umbuzeiro é uma espécie do gênero Spondias, que pertence à família Anacardiaceae, sendo nativa do semiárido brasileiro. Ela é uma árvore frutífera que possui alta distribuição na Região Nordeste, sendo capaz de resistir às secas severas e ao clima nordestino.

PRODUÇÃO Somente depois de oito anos do plantio de mudas enxertadas, atingindo mais vigor a partir dos dez anos. O início da produção é de 12 anos se a propagação for por sementes. Cada árvore tem capacidade para produzir de 65 a 300 quilos por ano.

O umbuzeiro é uma árvore nativa da caatinga. Frondoso, de copa densa, produz um fruto: o umbu, imbu, ambu ou ombu, como também é conhecido.

O umbuzeiro vive em média 100 anos, e é considerado um símbolo de resistência.

umbu

O umbu é considerado um símbolo de resistência cultural pelos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais do semiárido, principalmente pelo significado sagrado e por reservar água em suas raízes em períodos de seca.

A safra do imbuzeiro que ocorre geralmente no período de janeiro a março, constitui-se, numa fonte de renda alternativa para os agricultores e como a principal atividade de absorção de mão-de-obra para as famílias rurais na época da colheita.

UMBU Fruta endêmica do Brasil, típica da Caatinga, possui muitos benefícios! – Toda Fruta. Multifacetada, a fruta pequena e de formato arredondado oferece um complexo de vitaminas com ação antioxidante e anti-inflamatória. Fruto agridoce por mesclar sabores cítrico e adocicado, o umbu é nativo do semiárido brasileiro.

Umbuzeiro

Umbuzeiro é conhecido como a árvore sagrada do sertão.

A nutricionista Juliana Nogueira detalha que o chá da casca do umbuzeiro é recomendado contra diarreias e outras moléstias. Esta preparação, que também pode ser feita com as folhas, é usada ainda como calmante. "Pode ser feito por infusão.

O povo umbu, como ficou conhecido, foi responsável pela difusão, entre os primeiros habitantes da do território brasileiro, de das grandes inovações daqueles tempos: usa do arco e flecha e da boleadeira (arma composta de três bolas de pedra ligadas entre si por cordas de couro).

Alimentavam-se de carne de caça de pequenos animais, peixes, moluscos e frutos. No Nordeste é possível encontrar exemplos da arte rupestre destas pessoas que retratavam o cotidiano, a guerra, a dança e a caça. No Sul, destaca-se os "homens de Umbu" que viveram nos pampas gaúchos.

A mais importante manifestação religiosa Pankararu é as “Corridas do Umbu”, quando o ano começa, depois das trovoadas de janeiro, com as plantações sendo iniciadas após as primeiras chuvas.

O fruto é uma estrutura presente apenas nas angiospermas, com a função principal de proteger as sementes. Surge, geralmente, após a fecundação, a partir do desenvolvimento do ovário vegetal. Dessa forma, é importante diferenciar o termo fruto de fruta.

Das 18 espécies do gênero Spondias, como umbu-cajá, cajarana, ceriguela e umbuguela, várias são pouco estudadas e sua produção é totalmente extrativista, ou seja, são coletadas diretamente da natureza e não cultivadas em pomares comerciais.