Qual a maneira correta de fazer umectação?

Perguntado por: umendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Veja o passo-a-passo:

  1. Divida seu cabelo em partes iguais para facilitar a aplicação;
  2. Aplique o óleo no comprimento até as pontas, garantindo que os fios estejam cobertos pelo produto. ...
  3. Deixe o óleo agir no cabelo por no mínimo duas horas;
  4. Lave os fios com shampoo para retirar todo o óleo. ...
  5. Finalize como de costume.

Não lave o cabelo antes do tratamento, o óleo deve ser aplicado no cabelo seco e “sujo.” Você só vai precisar do óleo, de um elástico de cabelo e uma toalha ou touca de banho.

Não há necessidade de fazer a hidratação logo em seguida da umectação, pois esse já é um tratamento. Até porque os fios já estão nutridos com o óleo e vai ser mais difícil para os nutrientes de uma máscara de hidratação penetrá-los.

Pode fazer hidratação e umectação no mesmo dia? O ideal é que os dois procedimentos não sejam feitos no mesmo dia e sim, intercalados. Então, você pode hidratar seus fios no dia seguinte da umectação. Falamos isso porque fazer um procedimento seguido do outro representa muita informação para os fios assimilarem.

Fios porosos, com excesso de frizz e sem vida? O seu cabelo precisa de nutrição - ou umectação. O que chamamos de reposição lipídica, pois é uma ação que repõe a gordura, oleosidade e vitaminas do interior dos fios e ajuda na definição do cabelo.

O óleo de coco é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e melhores óleos para umectação capilar, pois promove hidratação profunda aos fios. É rico em vitaminas K, E, ferro e ácidos graxos, que penetram facilmente no fio, atuando na fibra capilar e agindo no combate a caspa, ressecamento e perda de proteína nos fios.

Na umectação tradicional, o óleo age nos cabelos por cerca de 2 horas. Esse tempo é o suficiente para entregar brilho, maciez e tirar o frizz dos cabelos que estão secos, sejam eles crespos ou cacheados ou até mesmo os lisos que estão danificados por química, por exemplo.

Passo 1: Divida o cabelo em mechas; Passo 2: Aplique o óleo capilar enluvando cada mecha, concentrando a aplicação no comprimento e nas pontas; Passo 3: Prenda os cabelos em um coque e deixe a umectação capilar agir nos fios durante a noite. Passo 4: No dia seguinte, remova o óleo com shampoo e condicionador.

O óleo de coco será a base e o de argan vai enriquecê-lo. Já em madeixas ressecadas e quimicamente agredidas uma boa opção é fazer a umectação com óleo de babosa e misturar a ele uma colher de sopa de óleo de macadâmia para potencializar a hidratação.

Como fazer a umectação quente
Divida o cabelo - seco e “sujo” - em mechas; Aplique o óleo começando pela raiz até as pontas, mecha a mecha, enluvando bem os fios, para que os nutrientes penetrem na fibra capilar; Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos para ativar a circulação sanguínea.

Posso misturar óleos para fazer umectação? Pode, sim. Fazer mix de óleos é permitido na umectação. Escolha seus dois ou três preferidos para umectar os fios e potencializar o tratamento.

É importante entender que não é qualquer óleo que serve para seus fios e trará os resultados desejados para a umectação capilar, tá? Isso porque os óleos para umectação devem ser de origem vegetal, que são os extraídos de plantas.

Já que consiste em aplicar óleo nos cabelos, a umectação faz parte da etapa de nutrição no cronograma - o calendário que organiza todos os cuidados que os fios precisam para ficarem bonitos, saudáveis e fortalecidos.

De acordo com a hair stylist, o óleo capilar lubrifica, protege e hidrata os fios, principalmente à noite. Além disso, ele prepara o cabelo para o dia seguinte. O resultado é um cabelo sem frizz, com brilho e protegido do sol. “Quando você acordar os fios estarão polidos e desembaraçados.

Na hora de retirar a umectação, distribua o condicionador no cabelo generosamente e massageie bem. Faça um movimento de enluvamento, puxando o produto do comprimento em direção às pontas repetidamente. Depois de massagear bem, prenda o cabelo num coque baixo e deixe o condicionador agir de 15 a 20 minutos.

Como engrossar o cabelo de maneira rápida?

  1. Cuide da sua alimentação. Não é nenhuma surpresa que uma dieta saudável = um cabelo saudável. ...
  2. Massageie o couro cabeludo. ...
  3. Escolha shampoo e condicionador certos. ...
  4. Invista em terapia de luz (LEDterapia) ...
  5. Evite o calor. ...
  6. Diminua a tensão. ...
  7. Resolva o desequilíbrio hormonal.

A umectação deve ser feita, no máximo, uma vez por semana
Dependendo do seu tipo de fio e da sua necessidade, umectar os cabelos a cada 15 dias já é o suficiente para manter a nutrição. Se quiser fazer mais do que isso, dê um intervalo de no máximo uma semana antes de aplicar o óleo nas madeixas novamente.

Quais são os benefícios da umectação capilar?

  • Redução na quebra de cabelo;
  • Diminuição da porosidade;
  • Brilho e maciez;
  • Combate ao ressecamento.

O uso contínuo do óleo de coco no cabelo pode criar uma camada que impede que a água penetre no fio, ou seja, ele não vai hidratar e outros produtos que você usar não terão o mesmo efeito por causa dessa película que ele cria nos fios.

Quantas vezes posso usar o óleo no cabelo? Se você quer usar o óleo como um leave-in, pode passar diariamente, apenas algumas gotinhas, no comprimento. Quem quer investir em um tratamento mais profundo pode investir na umectação com o produto uma vez por semana.