Qual a marcha ideal para subir ladeira de moto?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Passe a moto para a segunda marcha quando você chegar perto da ladeira. Depois de subir um pouco, passe para a terceira. Assim que o motor perder parte da força, volte à segunda marcha para conservar o seu ímpeto. Nunca coloque a moto na primeira marcha!

marcha

  • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.
  • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Para passar por um quebra-molas: Ao avistar o quebra-molas, pise no freio para diminuir a velocidade. Reduza as marchas do carro uma a uma, até a 2ª marcha. Passe pelo quebra-molas de 2ª marcha (sem pisar na embreagem).

Dessa forma, o ideal é manter o veículo sempre engatado e em velocidade constante, com rotação abaixo de 2.000 rpm.

Agora, você sabe o momento mais adequado para trocar a marcha quando estiver dirigindo. E para fazer a troca de marcha na moto, o que é necessário saber?
...
Velocidade Ideal Para Cada Marcha

  1. marcha: ao atingir 20 km/h;
  2. marcha: entre 30 e 35 km/h;
  3. marcha: entre 45 e 50 km/h; e.
  4. marcha: em 60 km/h.

Acione a embreagem para reduzir a velocidade.
Acione-a quando você começar a desacelerar para reduzir a marcha aos poucos. Embora a embreagem ajude a reduzir a velocidade da moto, ela não ativa as luzes de freio. Portanto, sempre acione os freios para mostrar aos outros motoristas que você está parando.

A resposta é sim, porém não é uma lei. O que acontece é que o nosso principal objetivo, ao colocar a moto no neutro, é evitar o desgaste da embreagem, do cabo e evitar acidentes.

Repousar o pé no pedal e sair em segunda marcha são práticas prejudiciais ao carro. A embreagem é um dos componentes mais importantes da transmissão do automóvel. Ela tem a função de acoplar o motor ao câmbio, garantindo a transferência de torque e uma troca de marcha mais precisa e suave.

Em uma parada normal, você deve manter a moto na posição mais vertical, acionando os freios de maneira suave. Conforme for desacelerando, acione a embreagem e reduza a marcha, sem deixar o motor morrer.

Você pode pular a ordem de uma marcha para outra, por exemplo, de quarta você pode pular direto para a segunda, sem passar pela terceira ou, então, se estiver de quinta ou sexta marcha você pode pular direto para primeira, contanto que a velocidade do carro seja compatível com a velocidade dessa marcha que você vai ...

Qual a velocidade de cada marcha? Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

Atenção: é preciso passar pela lomba de segunda marcha e sem pisar na embreagem. Além da velocidade, a posição que o carro se encontra é crucial para evitar qualquer tipo de problema, desgaste ou prejuízo no veículo ao passar pelo quebra-molas.

Passe pelo quebra-molas bem devagar com o pé fora da embreagem e com a direção alinhada. Não passe na lombada com o carro na diagonal, isso além de não reduzir o impacto, também desgasta o sistema de suspensão.

Trocar a marcha na hora errada
É comum ver motoristas que evitam a troca de marcha para forçar o “ronco do motor”, mas, além de danificá-lo, essa prática também aumenta o consumo de combustível e pode causar problemas mais sérios.