Qual a melhor água fervida ou mineral?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Diferentemente da água potável que suscita muitas dúvidas, a água mineral é considerada confiável por ser retirada de fontes naturais e ter função medicamentosa, isto é, minerais que fazem bem à saúde.

Como é que ferver a água torna-a segura? O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.

A água alcalina é considerada uma das mais saudáveis para o consumo. Seu pH tem um nível entre 8 e 9,5, enquanto a água normal tem um pH neutro de 7. Suas propriedades podem ajudar a proteger o corpo de radicais livres, doenças crônicas e até inflamações.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

Afinal, ferver a água tira o cloro? Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.

A água mineral não vai causar nenhum desequilíbrio no sentido de restringir o consumo. Inclusive, às pessoas com problemas renais, como cálculo ou insuficiência renal, é recomendado que tomem água, não só pura, mas em forma de sucos, chás, etc.

A água mineral é mais limpa do que a da torneira
Enquanto a água que sai das torneiras ainda gere desconfiança, a água mineral é considerada confiável não só por vir embalada, mas por ser retirada de fontes naturais e ter função medicamentosa, isto é, minerais que fazem bem à saúde.

Água alcalina ajuda a regular o pH do sangue e faz bem para os rins.

Olá, se você ferve a água e a deixa armazenada em um recipiente limpo, fechado, não existe máximo um tempo para utilizá-la.

A água estará pronta quando tiver vapor e estiver quente demais ao toque. Se a água ainda estiver muito fria nos primeiros minutos, aumente o tempo para 1,5 minuto ou 2 minutos. O tempo total depende da potência de seu aparelho e da quantidade de água a ser fervida.

Para ferver a água, primeiro deve-se colocar um pano limpo e seco, na abertura do recipiente, para filtrar a água ao adicioná-la no recipiente. Em seguida, retirar o pano e levar a água ao fogo. Quando a água entrar em ebulição, ou seja, começar a formar bolhas e vapor, deixar fervendo por pelo menos 5 minutos.

Se a água for engarrafada, a resposta é simples: não! No entanto, se for de poço ou furo, passa-se exactamente o oposto, porque deve ser fervida. Já em relação à água da torneira, é um bocadinho mais discutível.

O gosto ruim na água é causado pela retirada de ar nela dissolvido durante a fervura.

Concluímos que beber água da torneira pode ou não trazer riscos à saúde. Se a qualidade da água estiver comprometida e esse for um hábito contínuo, pode sim ser prejudicial e causar doenças. A solução mais segura, simples e prática é a instalação de um purificador para a melhoria da qualidade da água.

Muito mais praticidade na sua rotina. Se você chegou até aqui, já percebeu o quanto a torneira para cozinha com filtro é essencial no seu dia a dia. Afinal, por já estar ligada ao sistema hidráulico do cômodo, ela oferece água potável a qualquer hora, sempre livre de bactérias.

A água Bonafont foi eleita como a melhor água mineral por uma avalição da Proteste. Além disso, é uma das opções com os menores níveis de sódio do mercado.

São diversos os benefícios da água mineral para o organismo, dentre eles: fortalecimento do sistema imunológico, tonificação da estrutura óssea, otimização do trânsito intestinal, hidratação do cérebro e da pele e muitos outros.

Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da Unicamp (FOP) em Piracicaba (SP) comprova que água usada para cozinhar os alimentos ajuda a prevenir cáries. Mesmo indo ao fogo, o flúor presente na água da torneira não se perde com o cozimento dos alimentos e se mantém durante a mastigação.

Um filtro de água pode remover o flúor? A sistema de filtração por osmose reversa é uma solução simples para remover o flúor da água potável. Um sistema de Osmose Reversa (RO) pode remover 85-92%* de flúor em sua água.