Qual a melhor genética?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

A partir dos estudos sobre os genes e hereditariedade (a genética), tornou-se possível a criação de exames com potencial para diagnosticar diferentes tipos de doenças genéticas. Para essa descoberta, basta usar amostras como saliva ou sangue.

Os indivíduos mesomorfos têm uma estrutura óssea larga, músculos grandes e um corpo naturalmente atlético. Assim, não surpreendentemente, são o melhor tipo de corpo para musculação.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Ectomorfos tem mais dificuldade para ganhar peso, desenvolver a massa muscular, mas por outro lado, também possuem dificuldade em aumentar a gordura corporal. Ou seja, Ectomorfos tem facilidade na manutenção de baixo porcentual de gordura, e isso é um grande benefício.

Influência dos genes paternos é mais forte que a dos maternos.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

A genética moderna é uma Ciência usualmente comentada e discutida em redes sociais. O que torna, de grande importância que a sociedade tenha conhecimentos básicos sobre essa Ciência, para que possa compreender suas aplicações e implicações.

Exames de DNA como o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar são uma excelente maneira de começar, já que eles mostram os resultados de um jeito mais didático e explicativo, de uma forma que pessoas com diferentes níveis de conhecimento em genômica sejam capazes de compreender as informações que ele apresenta.

Para começar, vamos falar daquele tipo magrinho, que come o que quer e quando quer, mas que por algum motivo parece não ganhar peso. Seja ele gordura ou massa magra. Estamos falando do ectomorfo. O ectomorfo tem metabolismo ultra rápido, geralmente apresenta pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

Recomendamos sempre passar por uma avaliação com um nutricionista, ou um profissional de educação física, para verificar melhor as suas medidas corporais, como dobras cutâneas, peso e circunferências, permitindo identificar melhor as suas características e o seu biotipo.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.

O conceito de "falso magro" é utilizado para definir pessoas que parecem magras, mas possuem acúmulo de gordura em locais específicos (na região do abdômen, por exemplo) e, geralmente, têm pouca massa muscular.

1 – Corpo tipo ampulheta ou violão
Esse é a silhueta mais desejada por boa parte das mulheres. Quem tem esse tipo de corpo possui os ombros e os quadris do mesmo tamanho e a cintura bem marcada. É biótipo que fica bem com quase todas as roupas, porém algumas dicas podem ajudar na hora de escolher as peças.

Pessoas com tipo físico mesomorfo respondem melhor a exercícios e treinos com peso. A musculação para um mesomorfo é eficaz porque geralmente tem avanços e mudanças de forma muito rápida, principalmente quando iniciam treinos.

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.