Qual o país de origem do cacau?

Perguntado por: eandrade8 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O cacau é obtido a partir das sementes de uma árvore de pequeno porte (4-8 metros de altura) nativa da América Central (México) e da zona norte da América do Sul. O nome científico (Theobroma cacao L.)

No Brasil, o berço do cacau foi a região amazônica por conta das altas temperaturas e das chuvas abundantes, ideais para o crescimento da planta. Mas, em meados do século 18, a introdução das primeiras sementes no sul da Bahia, oriundas do Pará, escreveu um novo capítulo na história dessa cultura.

Alexandre Tadeu da Costa

Buerarema

Em Buerarema, município do Sul do estado, o cacau é o principal produto da economia. São 800 produtores e quatro associações que lidam diretamente com essa produção.

O contato inicial dos europeus com o cacau foi em 1502, quando um dos navios da quarta expedição de Colombo às Américas encontrou na costa norte da atual Honduras uma canoa nativa contendo amêndoas de cacau para comércio. Na América do Sul, a Venezuela foi um dos primeiros países a introduzir o cultivo do cacaueiro.

Medicilândia

Projeto aprovado na CE concede a Medicilândia, no Pará, o título de Capital Nacional do Cacau. A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (9) projeto que confere a Medicilândia (PA) o título de Capital Nacional do Cacau.

O cacau apresenta três variedades: forasteiro, crioulo e trinitário. O tipo de cacau mais comercializado é o tipo forasteiro, representando cerca de 80% da produção mundial.

Até meados de 1920, o Sul da Bahia foi responsável por fazer do Brasil o maior produtor do mundo. Apesar disso, custou até o país se tornar também um grande consumidor de cacau e chocolate.

Dia do Cacau: Pará é o maior produtor do país. Conheça os benefícios do fruto

  • Produção em alta. O estado do Pará é o maior produtor de cacau do país. ...
  • Geração de empregos. A cadeia produtiva do cacau gera atualmente 60.980 empregos diretos e 243.920 indiretos.
  • Incentivos. ...
  • Investimentos.

O país africano é o maior exportador de cacau do mundo, com uma produção anual de 1,6 milhão de toneladas de grãos do fruto, mas ironicamente a maioria de sua população sequer provou o gosto do chocolate uma vez na vida.

Na viagem de volta à Espanha, o colonizador Cortez levou consigo algumas mudas de cacaueiro, que resolveu plantar pelo caminho. Primeiro no Caribe – no Haiti e em Trinidad – e, por último, na África.

Marcada no imaginário popular por lendas que retratam o passado de extravagâncias dos ricos coronéis, imortalizados pela literatura de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus ainda reflete a cultura que moldou a identidade da região: o cacau.

O cacaueiro é uma árvore de pequeno/médio porte que atinge cerca de 3 a 5 metros em cultivos comuns, ideal para o plantio em climas quentes e úmidos, podendo se tornar improdutivas em temperaturas abaixo de 12°C. Sua longevidade chama a atenção, pois é uma árvore que pode viver até 100 anos.

Normalmente, o cacaueiro pode demorar até três anos para dar frutos.

Cacaueiro. O cacau é o fruto do cacaueiro (Theobroma cacao), uma planta da família Malvaceae e gênero Theobroma, originada da floresta tropical úmida americana. A espécie não é endêmica do Brasil e, segundo o Flora do Brasil 2020, provavelmente está naturalizada na Amazônia desde a Era Pré-Colombiana.

OS AVENTUREIROS ESPANHÓIS. O primeiro europeu a provar a bebida amarga e escura feita com cacau foi Cristóvao Colombo, em 1502. Mas foi Hernán Cortês, 17 anos depois, o explorador espanhol que soube reconhecer o potencial do chocolate Asteca.

E rapidamente a Suíça se tornou referência quando se trata do melhor chocolate do mundo. Mas a fama do país do chocolate surgiu porque foi inventor o suíço Rodolphe Lindt, que criou o chocolate ao leite.

É do Pará | Medicilândia é a cidade do Brasil com a maior produção de cacau | Globoplay.