Qual a parte do porco que tem mais colágeno?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os pés de porco (que contêm uma grande quantidade de colágeno) são muito populares na China.

Alguns cortes de carne suína apresentam uma quantidade maior de proteínas do que o frango e a carne bovina. Uma porção de 100 g de lombo suíno assado, por exemplo, fornece 36 g de proteína, enquanto a mesma quantidade de coxa de frango e fraldinha oferecem, respectivamente, 15 g e 24 g desse nutriente.

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

  1. Carne vermelha. A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco. ...
  2. Frango. A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. ...
  3. Caldo de ossos. ...
  4. Peixe. ...
  5. Gelatina.

carne vermelha: tem altas concentrações de colágeno principalmente no ossos, como em preparos como o mocotó e outras que usam a cartilagem da carne bovina.

Diariamente, um adulto saudável precisa consumir em torno de 9g de colágeno. Opções como carne vermelha, miúdos e clara de ovos estão entre os alimentos com maiores concentrações.

Os melhores cortes suínos para fazer um churrasco

  • Filé Mignon Suíno. Corte macio vindo do lombo do porco. ...
  • Costela Suína. Faz sucesso em todas as churrasqueiras, porém, contém mais gordura. ...
  • Lombo Suíno. Ou lombinho. ...
  • Picanha Suína. ...
  • Maminha Suína. ...
  • Carré Suíno. ...
  • Copa Lombo Suíno. ...
  • Pernil Suíno.

Atualmente, o porco é uma das carnes mais populares no mundo, representando 36% do consumo de carne do mundo. O colágeno suíno é derivado do porco, especificamente dos ossos e da pele. Assim, quer você tenha consciência disso ou não, o colágeno suíno é muito importante em nossas dietas.

As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem. Os miúdos também são ricos em cobre; sendo assim, podem ser alguns dos melhores alimentos para a cartilagem dentre as carnes.

Retirado do lombo, o filé mignon suíno possui baixo índice de gordura superficial e é considerado um dos cortes mais macios e saudáveis da carne de porco, podendo ser preparado cozido, grelhado ou assado.

Como consumir carne de porco
Assim, como toda carne vermelha, o ideal é que esta carne seja consumida apenas de 2 a 3 vezes por semana, pois ao longo do tempo, se consumida em excesso, pode aumentar o risco de problemas no coração.

carne suína

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

O melhor colágeno para a flacidez é o Verisol, pois sua composição é específica para a reposição do colágeno da pele. Outros colágenos inespecíficos são quebrados durante a digestão e não conseguem atuar em tecidos alvo. O colágeno verisol tem benefícios para a flacidez ao melhorar a elasticidade da pele.

colágeno hidrolisado Verisol

Qual é o melhor colágeno para firmar a pele? O colágeno hidrolisado Verisol é o melhor para firmar a pele e é o único colágeno com resultados comprovados. Ele é um composto de peptídeos bioativos de colágeno, moléculas menores que não são consideradas proteínas.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos.