Qual a população de Paraisópolis São Paulo?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

A comunidade de Paraisópolis – onde nove pessoas morreram pisoteadas num baile funk após ação da Polícia Militar na madrugada deste domingo (1º) – tem mais de 100 mil habitantes, 21 mil domicílios em uma área de 10 km² na Zona Sul de São Paulo.

Heliópolis

Dizer que Heliópolis é a maior favela de São Paulo não é à toa. Com mais de 200 mil habitantes, segundo a prefeitura, a favela é mais populosa do que 23 dos 39 municípios da região metropolitana. Em tamanho territorial, são aproximadamente 1 milhão de metros quadrados.

  1. 1 - Heliópolis. É a maior favela de São Paulo com mais de 200 mil habitantes. ...
  2. 2 - Paraisópolis. Também na zona sul, na Vila Andrade, é a segunda maior favela da cidade, com 330 mil m² e cerca de 100 mil habitantes. ...
  3. 3 - Nova Jaguaré Abrange 4.500 casas na zona oeste. ...
  4. 4 - Recanto do Paraíso. ...
  5. 5 - Jardim Iporanga / Esmeralda.

Favela Sol Nascente

Contudo, dados preliminares divulgados pelo Censo 2022 indicam que a Favela Sol Nascente, no Distrito Federal, ultrapassou a marca da favela carioca e hoje é a maior favela do país em número de domicílios.

As principais decisões do chamado "tribunal do crime" do PCC (Primeiro Comando da Capital) se concentram na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, de acordo com processos criminais analisados pelo UOL.

As favelas de Complexo do Alemão, ao norte do Rio, são os que mais tiros têm, com pelo menos 1 por dia. A favela de Jacarezinho na zona norte da cidade onde reina a mais importante quadrilha do narcotráfico do Rio e da favela Manginhos estão entre os mais violentos da cidade.

Em São Paulo, são oito cidades da região metropolitana sem favelas -incluindo São Caetano do Sul, conhecida por ter alguns dos melhores indicadores sociais do país. Outros exemplos são Poá, Santa Isabel e Vargem Grande Paulista.

A Maior Favela do Mundo. Favelas de Maharashtra – Índia – 19 milhões. Favela Dharavi, em Mumbai, Índia, uma das maiores do mundo. Na cidade, 55% da população vive em favelas, que cobrem apenas 6% de seu território.

Quase um quarto (22%) – 1,39 milhão dos 6,2 milhões – dos habitantes da cidade do Rio mora em uma das 763 comunidades da capital, que abriga 57,3% das 1.332 do Estado. O número é proporcionalmente, praticamente o dobro daquele da capital paulista, onde “apenas” 11,4% dos 11,2 milhões de habitantes vivem em favelas.

Morro da Providência

Lá em 1883, os planos de governo dos prefeitos Barata Ribeiro visavam garantir a estética da cidade, derrubando cortiços existentes. A primeira favela brasileira estava localizada onde hoje é o Morro da Providência.

Segundo o IBGE, a maior favela da América Latina fica no Sol Nascente, em Ceilândia. São 79 mil moradores ocupando um terreno plano.

A carioca Rocinha, que liderava o ranking em 2010, ficou em segundo lugar em 2022, com 67.199 moradores. Em terceiro lugar, figurou Cidade de Deus/Alfredo Nascimento, em Manaus, com 55.361 pessoas, seguida por Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, com população estimada em 54.793.

São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) promoveu ontem a maior invasão de terra do ano no país e uma das três maiores desde 95, segundo levantamento da direção nacional da entidade.

A Rocinha, no Rio, é a maior favela do país: 25.742 domicílios. Depois, vêm o Sol Nascente, no DF: 25.441 casas; Rio das Pedras, no Rio: 22.509; e Paraisópolis (SP): 19.262. A maior favela do mundo está localizada na Cidade do México.

Na favela do Paraisópolis — palco dos principais julgamentos do PCC —, na zona sul da cidade de São Paulo, um homem foi retirado de um baile funk por alguns criminosos armados, desconfiados de que ele pudesse ser alguém envolvido com uma facção rival, e o levaram para uma casa na parte alta da comunidade.

Johnny Bravo

Atualmente, a Rocinha é dominada pelo CV, facção na qual Johnny Bravo faz parte. Apesar de ser considerado o "dono do morro", ele ainda divide o controle com Rogério 157, seu aliado. Johnny apareceu portando anéis com o nome "Rogério 157" em suas raras imagens que circulam nas redes sociais.

Três anos depois de nove jovens terem sido mortos em uma operação da Polícia Militar em Paraisópolis (zona sul de São Paulo), o processo contra 12 policiais que estavam no local é uma disputa sobre o que aconteceu em 21 minutos - período de um apagão das comunicações entre as viaturas e a central da polícia.

Vidigal

Um casal de agentes da Polícia Militar que percorre o bairro afirmou que o Vidigal “é a favela mais tranquila do Rio”. Desde que chegaram, não tiveram que intervir em nada mais que “brigas matrimoniais e algumas discussões de bêbados”, acrescentam.

É a comunidade de Kibera, em Nairobi, capital do Quênia, com cerca de 2,5 milhões de habitantes. Como em toda favela, as condições de saneamento, habitação e infraestrutura são extremamente precárias.

Cité Soleil, Porto Príncipe, Haiti | População: 200 a 400 mil. A área é geralmente considerada como uma das áreas mais pobres e perigosas do Hemisfério Ocidental e é uma das maiores favelas do Hemisfério Norte.