Qual a teoria de Max Horkheimer?
Horkheimer propunha que a própria teoria crítica deveria ter como um de seus focos a crítica a teorias que considerava, por deixarem de lado ou não darem a centralidade necessária aos problemas sociais, como reprodutoras de formas de injustiça social.
Quais são as principais obras de Max Horkheimer?
- Dialética do Esclarecimento (1944)
- Eclipse da Razão (1947)
- Critical Theory: Selected Essays (1972)
- Traditional & Critical Theory
- Théorie traditionnelle et théorie critique
- Sociología: (1968)
Quais foram as contribuições de Max Horkheimer para a filosofia?
Uma de suas mais importantes contribuições ao pensamento proposto pela Escola de Frankfurt foi a distinção entre a teoria “crítica”, principal forma de análise da Escola, e a teoria “tradicional”.
São princípios da teoria crítica?
Partindo de tal consideração, Melo (2011) destaca dois princípios fundamentais da Teoria Crítica: a orientação para a emancipação e o comportamento crítico. O primeiro significa não se separar do objeto sobre o qual estuda, tampouco manter uma postura desinteressada e neutra.
O que diz a dialética do esclarecimento?
A Dialética do Esclarecimento mostra que a barbárie, com uma roupagem científica e racional, domina as esferas da vida e não é nem mesmo percebida. Chega a ser incentivada e apoiada pelas massas, incapazes de perceberem que o avanço científico trouxe consigo a permanente exploração de seus corpos e de suas almas.
Qual é a teoria da Escola de Frankfurt?
A teoria estabelecida pelos intelectuais da Escola de Frankfurt é chamada de teoria crítica por dois motivos: primeiro, porque faz uma crítica social do desenvolvimento intelectual da sociedade que incide sobre as teorias iluministas; e, em segundo lugar, porque propõe uma leitura crítica do marxismo, com novas ...
Quem foi Horkheimer descreva aspectos de sua filosofia?
Max Horkheimer: foi um dos diretores do Instituto de Pesquisa Social. O filósofo e sociólogo foi responsável, junto a Adorno, por elaborar o conceito de Indústria Cultural, no livro Dialética do esclarecimento. Também foi perseguido pelo nazismo e refugiou-se nos Estados Unidos.
Qual foi a crítica feita por Max Horkheimer e Adorno a cultura de massa?
Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo.
O que é Adorno e Horkheimer defendia?
Adorno e Horkheimer defendiam, contudo, que o aspecto emancipatório da razão foi deixado em segundo plano em favor da razão instrumental, que buscava o domínio técnico-científico da natureza, incluindo a natureza interior do homem e do mundo social. A indústria cultural seria produto dessa razão instrumental.
O que é a razão crítica?
A razão critica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e o conceito de cultura, propondo uma política de reorganização da sociedade, produzindo a realidade através dos sujeitos enquanto agentes históricos, que operem com outra racionalidade.
Qual era a visão de Theodor Adorno Max Horkheimer sobre a questão da indústria cultural?
Já Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirmavam que a Indústria Cultural atuava como formadora das mentalidades. Contudo, não eram utilizadas de modo esclarecedor, o que também é uma possibilidade virtual deste sistema.
Como surgiu a teoria crítica?
A chamada Teoria Crítica surge em 1924, no âmbito da sociologia alemã, com a formação da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, sediados na Universidade de Frankfurt am Main, Alemanha.
Qual a crítica de Adorno e Horkheimer?
Adorno e Horkheimer denunciam o esclarecimento como propósito iluminista, em que a modernidade nasce afirmando a autonomia do sujeito e uma razão emancipatória, que se converte em uma razão procedimental e instrumental interrompendo o projeto original de liberdade.
Quem foi o fundador da Escola de Frankfurt?
O Instituto de Pesquisas Sociais, popularmente chamado de Escola de Frankfurt, foi fundado em 1924 por um grupo de filósofos, sociólogos e cientistas sociais ligados às teorias marxistas. A escola foi fundada pelo trio de pensadores Max Horkheimer, Theodor Adorno e Friederich Pollock.
O que é teoria crítica marxista?
Neste sentido, a teoria crítica utiliza-se de pressupostos do Marxismo para explicar o funcionamento da sociedade e a formação de classes, e da Psicanálise para explicar a formação do indivíduo, enquanto elemento que compõe o corpo social. Esta postura se fortalece, principalmente, com o Nazismo e o Fascismo na Europa.
Qual é o objetivo da teoria crítica?
A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.
Qual é a importância da teoria crítica?
A Teoria Crítica tem a função de mostrar que os homens não são meros resultados do processo histórico, mas são também agentes desse processo.
Qual o objetivo da dialética?
A dialética é, a princípio, um jogo de ideias, concepções ou palavras que resulta no embate por serem elas, entre si, diferentes. O resultado do embate de ideais diferentes pode proporcionar uma nova ideia. Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica.