Qual calendário e usado na China?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O calendário Chinês combina o ciclo solar com os ciclos lunares, sendo, portanto, lunissolar. A cada 12 anos completa-se um ciclo, dentro do qual cada ano recebe o nome de um dos 12 animais correspondentes ao horóscopo chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Assim como muitos outros tipos de calendários, o calendário Juche é único. Utilizado apenas na Coreia do Norte, sua proveniência parte da ideologia Juche, fundada por Kim II-sung. O calendário Juche é solar, assim como o gregoriano.

Pelo olhar da Astrologia Oriental Chinesa, em 2023, entrará uma nova energia planetária demarcada pelas características do signo do Coelho.

Como ocorre Ano-Novo chinês
O Ano-Novo chinês é a celebração da passagem de ano que acontece na China, país que possui um calendário distinto do que usamos aqui. O Ano-Novo chinês segue um calendário lunar, adotado no país e que baseia nos 12 ciclos da Lua, o que dá em torno de 354 dias de duração.

Diferente do que ocorre nos demais países, lá na China, o Ano-novo segue o calendário lunar, ou seja, o calendário se baseia nos ciclos da lua, o que confere ao ano cerca de 354 dias de duração.

Idade Lunar
Essa regra funciona para todos os meses MENOS janeiro ou fevereiro. Ou seja, se você tem 20 anos e nasceu em agosto, precisa adicionar 1 na sua idade. Logo sua idade lunar será 21 anos. Agora se a mulher tem 25 anos e nasceu no mês de fevereiro, sua idade lunar será de 25 anos.

Como a festa da Páscoa estava ligada ao equinócio da primavera, surgiu a necessidade de criar um novo calendário. Pelas contas do calendário juliano, havia uma diferença de 11 minutos e 14 segundos por ano, que em mil anos, chegou a sete dias. E já acumulava dez dias de atraso em relação ao ciclo real do sol.

1 – Vive no ano de 108
Para estes, o ano 1 corresponde ao ano de nascimento de Kim II-sung: 1912. Posto isto, atualmente (2019) estão no ano 108.

A diferença entre esses dois Calendários está na duração considerada do ano (365,25 dias no Juliano e 365,2425 dias no Gregoriano) e nas regras para recuperação do dia perdido, acumulado durante os anos, devido à fração de dias na duração do ano considerada.

Dado que um ano chinês pode ter 12 ou 13 meses, cada um com 20 ou 30 dias, a duração do nián pode ser de 353, 354 ou 355 dias no caso de este ser um ano comum. No caso de este não ser comum, a sua duração pode ser de 383, 384 ou 385 dias.

ANO 2020 - do calendário gregoriano.

O Ano Novo Chinês 2022 é o Ano do Tigre e tem duas datas para começar: 3 de fevereiro, pelo calendário solar. Esse calendário é usado como referência no Feng Shui e na Astrologia Chinesa.

O primeiro dia do ano chinês ocorre, todos os anos, no primeiro dia em que a lua está na fase nova. Em 2023, o Ano-Novo Chinês começa no dia 22 de janeiro de 2023 e termina no dia 9 de fevereiro de 2024.

As comemorações do Ano Novo Lunar duram, ao todo, 23 dias. Nos 8 dias anteriores à passagem de ano acontece o chamado “pequeno ano”, que é quando as preparações para a festa principal começam. Em seguida, nos 11 primeiros dias do novo ano lunar inicia o Festival da Primavera com as tradicionais celebrações da virada.

O calendário Juliano está sempre 13 dias atrás do Gregoriano e ainda é usado por alguns cristãos ortodoxos. O Calendário Chinês é lunissolar, ou seja, leva em consideração os ciclos do Sol e da Lua.

Calendário Gregoriano

Calendário Gregoriano
Olha, esse é o nome do calendário usado aqui no Brasil e na maioria dos países. Ele foi criado pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582! A contagem dos dias do Calendário Gregoriano é o nascimento de Jesus Cristo e leva em conta o ciclo solar, que possui 365 dias e 6 horas, tá?

O calendário hebraico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da Lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses.

Didaticamente, a história chinesa inicia-se com uma Fase Original, que vai de 2200 A.C. até 221 A.C. Neste período, damos destaque a três civilizações que iniciam o processo de ocupação territorial e formação étnica do povo chinês. A primeira delas é conhecia como Xia (2200 A.C. - 1750 A.C.).

O governo chinês decidiu reduzir a idade de responsabilidade criminal, tornando crianças maiores de 12 anos responsáveis por assassinatos e outros crimes “abomináveis”, como lesões corporais causadas por meios extremamente cruéis que levam à morte ou graves deficiências.