Qual carne o brasileiro come?

Perguntado por: ibelem . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

O Brasil é um dos maiores consumidores de proteína animal, principalmente carne bovina, do mundo. De acordo com dados do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a estimativa de consumo do brasileiro para o ano de 2022 é de 24,8kg de carne bovina durante o ano por pessoa.

As mais conhecidas e compradas são:

  • Filé Mignon;
  • Maminha;
  • Picanha;
  • Coxão mole;
  • Patinho;
  • Lagarto;
  • Contrafilé;
  • Alcatra.

20 países que mais consomem carne:
Estados Unidos – 101 kg de carnes por habitante. Em seguida temos a Austrália – 93 kg de carnes por habitante. Argentina – 90 kg de carnes por habitante. Israel – 88 kg de carnes por habitante.

O ovo é o principal destaque, com 96% de presença, seguido pela carne de frango, com 94%, carne suína, com 80%, carne bovina, com 79% e peixe, com 65%.

Entre elas, podemos citar picanha, maminha, contrafilé, filé mignon, baby beef, alcatra e patinho.

Pesquisa confirma: carne suína está entre as preferidas do consumidor brasileiro e ultrapassa a carne bovina.

A carne de bois e vacas são praticamente equivalentes, com a exceção de que os bois têm um pouco menos de gordura e mais músculo, quando criados em condições iguais.

Quando se fala em carne bovina, os cortes mais consumidos pelos brasileiros são: Coxão duro – utilizado em cozidos e assado, também feito como carne de panela; com fibra mais longa, este corte possui gordura em sua parte externa, conferindo muito sabor.

O que temos é uma legislação sobre maus tratos de animais, mas o abate não é proibido, de acordo com o Ministério da Agricultura: "Não há legislação que proíba o abate de cães e gatos, o que não quer dizer que isso seja moralmente aceitável pela nossa sociedade.

Segundo organizações de defesa dos direitos dos animais, estima-se que 10 milhões de cães e gatos – felinos em menor número – são consumidos, por ano, na China. Isso acontece, especialmente, nas regiões de Guangxi, Guizhou e Cantão, e em áreas do nordeste chinês, onde vive uma grande população da etnia coreana.

Hábito de comer carne de gato sobrevive no Vietnã, apesar de proibida. Frita, grelhada ou ensopada, a carne de gato se mantém popular no Vietnã, apesar de seu consumo ser considerado ilegal há quase duas décadas.

A Índia, diz ele, é uma das únicas culturas do mundo onde o vegetarianismo foi adotado cedo entre a elite, enquanto outros continuaram a comer carne.

“A Coreia do Sul é o único país desenvolvido do mundo onde se come carne de cachorro, algo que prejudica nossa imagem internacional”, espeta Lee Won Bok, diretor da Associação Coreana de Proteção dos Animais.

Conheça as raças que geram carne de alta qualidade no Brasil

  • GUZERÁ Raça guzerá é destaque em produtividade e qualidade da carne. ...
  • HEREFORD E BRAFORD. Raças hereford e braford são referência em qualidade da carne e ganho de peso. ...
  • SENEPOL. ...
  • BRAHMAN. ...
  • SIMENTAL. ...
  • LIMOUSIN. ...
  • ANGUS. ...
  • SINDI.

A população brasileira consumiu, em média, 18 kg de carne de porco por pessoa entre janeiro e junho deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o maior consumo de carne registrado no período em toda a história.

A carne Wagyu, originária do Japão, é considera a melhor carne do mundo! Recebendo selos de qualidade, autenticidade, maciez e suculência. Para manter este padrão, o gado precisa ser um legítimo Wagyu e ter um estilo de vida regado de mordomias!

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto.

O Wagyu é uma das carnes mais valorizadas no mercado da gastronomia. Com uma textura única, considerada a carne mais saborosa do mundo, é também uma das mais caras, variando de acordo com o grau de marmoreio e do corte.

Dá para servir exatamente a porção que cada pessoa vai comer, evitando desperdícios ou sobras. Então, se você está precisando fazer a carne render, dê preferência para a carne bovina moída e o frango desfiado.

Um exemplo disso é o fato dos muçulmanos (e judeus) não poderem comer carne de porco. O porco é um dos animais mais utilizados na gastronomia de diferentes partes do mundo. Talvez seja por isso que o costume dos muçulmanos de não ingerir a carne desse animal desperte a curiosidade das demais pessoas.