Qual comida Portugal trouxe para o Brasil?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

No primeiro contato que teve com os índios tupiniquins, no litoral sul da Bahia, Pedro Álvares Cabral apresentou a dois deles, no dia 24 de abril de 1500, os alimentos que trazia em suas naus: carneiro, galinha, pão de trigo, peixe cozido, confeito, fartéis, vinho, mel e figos passados.

Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...

Além da língua e da religião, vários folguedos populares como o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa os seres fantásticos como a cuca, o bicho papão e o lobisomem, e muitas das lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.

Pastéis, pães, bolos e vários recheios que são a base de ovos vieram do país.

  • Tarte de morango. Você não leu errado: é tarte mesmo! ...
  • Pastel de nata. Se você nunca ouviu falar de pastel de nata, pode ter escutado por aí sobre o pastel de Belém. ...
  • Toucinho do céu. ...
  • Bolo de Berlim. ...
  • Torta de Azeitão. ...
  • Pão de Ló

Produção e exportação portuguesa
No ramo da alimentação, Portugal produz batata, tomate, azeitona, uva, ovino, bovino, suíno, aves, peixes e produtos lácteos. Possui também indústria alimentícia, além de têxteis, material para construção civil, cerâmica, entre outros.

Tem arroz e feijão em Portugal, mas não da mesma forma como acontece na culinária brasileira.

bacalhau

O bacalhau é uma das comidas típicas de Portugal mais famosas, é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é servido em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).

Além disso, jantar significava (ou ainda pode significar) o atual almoço, enquanto ceia era relativo ao que se diz hoje jantar.

Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.

Usar “moça” ou “moço” para chamar alguém
Procure, ao invés disso, usar os tradicionais “com licença”, “me desculpe”, “bom dia”. O mesmo vale para a expressão usada quando não entendemos algo e queremos que a pessoa repita o que disse. O nosso primeiro impulso é dizer “Hã?”, “Oi?”, “Não entendi”.

1- Portugal não é um país para enriquecer
Pode esquecer. Em Portugal trabalha-se muito (provavelmente não tanto quanto na nossa workaholic nação), os turnos são longos, há quem só tenha 1 folga por semana, há quem nem isso e os salários, no geral, são baixos.

Pastéis de Belém
O pastel de Belém (ou pastel de nata), possivelmente, é o doce de Portugal mais famoso, e é também um dos doces portugueses consumidos no Brasil com mais frequência.

Dizem os registros, que a histórica doçaria conventual portuguesa tem sua origem nos conventos e mosteiros portugueses. Como o próprio nome indica se deve ao fato desta categoria de receitas terem sido criadas por freiras que viviam nos Conventos Portugueses há muitos séculos.

Em Portugal, quando se fala de culinária, pastel é uma pequena porção de massa de farinha (na maioria das vezes de trigo) com recheio doce ou salgado, frita ou assada. Ouve-se muito :” aquela padaria tem uns pastéis maravilhosos!” ou “vamos tomar um café na pastelaria da esquina?”