Quem trouxe o palmito para o Brasil?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Engenheiro Carlos Culmey, natural da Alemanha, veio para o Brasil em 1926 e iniciou a colonização de Palmitos Santa Catarina, e demais cidades vizinhas.

O primeiro é nativo da Amazônia peruana e foi introduzido no Brasil em 1980. O segundo veio muito antes, com Dom Pedro 2º, e era usado, a princípio, como planta ornamental. Produz seu primeiro palmito três anos após o plantio e é encontrado principalmente em conserva, porque escurece rapidamente depois de cortado.

Nos EUA e Europa, o palmito em conserva substitui, nas grandes cozinhas, o aspargo e a alcachofra. O açaí representa 90% da produção nacional de palmito, apesar de o palmito da juçara ser de melhor qualidade.

O Brasil, além de ser o maior produtor e consumidor de palmito, é também, hoje, o maior exportador mundial do produto, responsável por aproximadamente 95% de todo o palmito consumido no mundo, sendo 90% de origem extrativista, proveniente do açaí (da Amazônia) e da juçara (da Mata Atlântica).

Palmito é um dos alimentos brasileiros mais consumidos na França.

Goiás, Bahia e São Paulo estão entre os três maiores Estados brasileiros em quantidade produzida de palmito cultivado (em ordem decrescente). Em relação à quantidade produzida na extração vegetal, o Estado do Pará é o maior produtor, seguido de Santa Catarina e São Paulo.

- Pupunha: O mais nobre dos palmitos é o pupunha. Com um sabor mais suave, ele possui um tamanho maior e é mais macio, se comparado aos outros. - Açaí e Juçara: São os mais comuns, mais vendidos e mais conhecidos.

No mercado externo, o palmito brasileiro tem como principais importadores países como Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, Argentina e Canadá.

Os riscos à saúde provenientes do consumo desse alimento, estão relacionados primeiramente a sua extração e manuseio. Dessa forma, ao serem realizados de maneira incorreta, podem levar a contaminação do palmito pela bactéria Clostridium botulinum, responsável por causar o botulismo.

Oriundo do interior da palmeira, o palmito é um vegetal com pouquíssima quantidade de calorias, sendo ideal para compor um plano alimentar saudável e trazer substâncias benéficas para o nosso organismo.

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de palmito no mundo. No entanto, sua produção ainda é baseada na exploração de espécies nativas, como a juçara, nativa da Mata Atlântica, e o açaí, nativo da Floresta Amazônica.

O novo mercado já é responsável por 70% da produção de palmito do Estado de São Paulo. Na cidade de Juquiá, quem investiu no negócio já está colhendo os frutos. O município tem mais de oito milhões de pés de palmito pupunha. A região do Vale do Ribeira perdeu nos últimos dez anos mais de seis hectares de bananeiras.

palmito {masculino}
palmito {m.}

O palmito realmente ameaçado de extinção é do tipo juçara, raridade na já desmatada Mata Atlântica. A ausência dessas palmeiras faz falta ao equilíbrio do ecossistema, pois o fruto é alimento para tucanos, sabiás, macucos e outros animais silvestres.

O palmito Juçara tem sua exploração proibida, pois consta na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente. Só é permitido o corte de palmito Juçara em áreas onde o mesmo foi plantado e cultivado, mesmo assim com a prévia autorização do Idaf.

Resposta. Resposta: O preço do palmito é inflacionado devido a alta demanda e a dificuldade de se conseguir permissão do Ibama para o plantio.

Vitamina C: graças a esse nutriente, o palmito é um aliado do sistema imunológico, prevenindo doenças e infecções. Músculos reforçados: além da ação do potássio, que também contribui para a saúde muscular, o alimento contém zinco – mineral que ajuda a sintetizar as proteínas, que são fundamentais para os músculos.

Tucanos, arapongas, sabiás-unas, veados, esquilos, cutias, antas, entre outros seres vivos, dependem dos frutos do palmito para sua alimentação e contribuem para a dispersão de suas sementes e das de outras plantas importantes para a floresta.