Quem trouxe o chocolate para o Brasil?

Perguntado por: efreitas8 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O cacau chegou à Bahia em 1746, quando um colonizador francês que vivia no Pará, Luiz Frederico Warneau, enviou algumas sementes da variedade “Forastero” (do grupo Amelonado) ao fazendeiro baiano Antonio Dias Ribeiro, que as semeou no município de Canavieiras. Em 1752, foram plantadas as primeiras sementes em Ilhéus.

Os relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala. Posteriormente, Maias e Astecas povos da mesma área, desenvolvem o costume de beber chocolate, produto considerado sagrado.

Segundo a Abicab, a história da produção de cacau — e, consequentemente, de chocolate — no Brasil teve início graças a um viajante francês. Sementes de cacau foram dadas como presente por ele para o fazendeiro Antônio Dias Ribeiro, do sul da Bahia, em 1746.

No Brasil, as sementes de cacau chegaram em 1746 trazidas por um francês que presentou Antônio Dias Ribeiro, um fazendeiro do Sul da Bahia. O brasileiro consome em média 2,5 quilos de chocolate por ano, mas há espaço para crescer Mariana Eller/.

Nessa época não se usava o cacau para fazer chocolate pois não existia esse conceito. Mas foram os Maias o primeiro povo a criar uma bebida derivada do cacau. Basicamente era uma bebida fermentada, feita com as sementes do cacau que eram torradas, moídas e misturadas com pimenta.

Cacaueiro. O cacau é o fruto do cacaueiro (Theobroma cacao), uma planta da família Malvaceae e gênero Theobroma, originada da floresta tropical úmida americana. A espécie não é endêmica do Brasil e, segundo o Flora do Brasil 2020, provavelmente está naturalizada na Amazônia desde a Era Pré-Colombiana.

- A origem da palavra "chocolate" nunca foi concretamente esclarecida. No entanto, existem duas versões para explicá-la. Segundo a primeira, derivaria de chocola`j, que significa "beber chocolate juntos". Uma outra etimologia sugere a combinação do termo maia chocol (quente) com o asteca atl (água).

O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar. O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial. Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético. Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral.

Um dos doces mais consumidos no mundo é feito da amêndoa do cacau, cuja qualidade é determinante para um bom chocolate, e o cacau fino produzido na Amazônia é considerado um dos melhores do mundo. Em 2021, três produtores de cacau brasileiros foram premiados entre os 50 melhores do mundo no Cocoa of Excellence Awards.

Cerca de 70% das sementes de cacau do mundo vêm de quatro países da África Ocidental: Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. Costa do Marfim e Gana são os dois maiores produtores de cacau, respondendo por cerca de 50% do cacau mundial, segundo o último levantamento da Statista.

Bélgica

Bélgica. Conhecida pelos melhores chocolates do mundo, a Bélgica puxa o topo desta lista. Neste país europeu existem mais de 2.000 lojas que fornecem apenas chocolate .

Colombo

Colombo, o primeiro europeu a provar o chocolate, não lhe deu a mínima importância. Mal sabia que um dia ele seria apreciado no mundo inteiro. Passaram-se alguns anos. Em 1519, o explorador espanhol Hernán Cortez e seus 600 soldados desembarcam no México, pretendendo conquistá-lo.

Desde a sua descoberta o chocolate foi considerado pelos espanhóis como uma bebida e permaneceu neste conceito até o início do século XX. Desde o primeiro momento ele foi adoçado com cana de açúcar e foram os espanhóis os primeiros a difundi-lo na Europa.

1521 - O primeiro navio espanhol carregado de sementes de cacau chega à Europa. Os espanhóis adicionam açúcar à bebida dos astecas.

Essa história começou em 1975, com Jaime Prawer. Ele acreditava que o clima da Serra Gaúcha seria uma excelente combinação para o sabor da iguaria, e acertou. A partir daí surgem as primeiras fábricas de Gramado e os chocolates artesanais passam a receber cada vez mais reconhecimento ao longo dos anos.

Na língua nativa dos Astecas, a língua nahuatl, o nome desta bebida era denominada como xocoatl.

Os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, foram os primeiros a transformar a planta de cacau em chocolate. Estes bebiam o chocolate durante rituais e usavam-no como remédio. Séculos mais tarde, os Maias apelidaram o chocolate como a bebida dos deuses.

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, vai ganhar o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei (PL) 4.675/2019, que concede o título ao município gaúcho.

Quando se fala em Suíça, sempre se pensa em chocolate. Afinal, o país tem um dos chocolates mais famosos e deliciosos do mundo, com diversas marcas como Cailler-Nestlé, Toblerone, Lindt, Teuscher e Sprüngli. Além de fábricas em várias cidades do país: Zurique, Genebra, Bern e Broc, entre outras.

Munique

As filmagens ocorreram em Munique em 1970 e o filme foi lançado pela Paramount Pictures em 30 de junho de 1971.