Qual dançarina originou a dança moderna?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Isadora Duncan

A grande iniciadora da dança moderna americana foi Isadora Duncan, mas a primeira técnica estruturada foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 do século XX.

Entre os principais artistas que começaram este movimento estão as americanas: Loie Fuller (1862–1928), Isadora Duncan (1877–1927), Ruth St Dennis (1879–1968) E Martha Graham (1894–1991); o suíço Emile Jacques Dalcroze (1865–1950); a alemã Mary Wigman (1886–1973) e o húngaro Rudolf von Laban (1879–1958).

Pioneira da dança moderna no Brasil, bailarina Ruth Rachou faz noventa anos | Fique Ligado | TV Brasil | Cultura.

A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.

Conheça as 7 melhores bailarinas do mundo para te inspirar

  • Agripina Yakovlevna Vaganova. Começamos a nossa lista com uma bailarina russa que encontrou muitos desafios na sua jornada. ...
  • Alicia Alonso. ...
  • Ana Botafogo. ...
  • Aurélie Dupont. ...
  • Fanny Elssler. ...
  • Maria Alexandrova. ...
  • Marie Taglioni.

A dança moderna é um gênero de dança que foca na expressão e no movimento livre do corpo. Possui gestos fluidos que expressam o sentimento do dançarino. O estilo da dança moderna é mais descontraído e não se limita a técnicas e figurinos pré-determinados.

Os estilos modernos de dança foram liderados por mulheres: Isadora Duncan (1877–1927), Martha Graham (1894–1991) e Pina Bausch (1940 – 2009) são algumas que precisamos lembrar.

A origem dessa dança se deu, em meados do século XIX, por meio de estudos do francês François Delsarte, que induziu relações entre a emoção interior, a voz e o gesto. Embora fundamental, sua contribuição para a dança moderna é pouco reconhecida.

Julho chegou e com ele o aniversário da nossa bailarina mais famosa: Ana Botafogo! Hoje, dia 9, é o aniversário da nossa eterna diva do ballet clássico! Eu tenho certeza que você ao menos já escutou falar dela!

5 melhores dançarinas brasileiras de todos os tempos

  1. Ana Botafogo. Ana Botafogo é uma das dançarinas mais talentosas do Brasil e até atuou em novelas globais, sabia? ...
  2. Márcia Haydée. ...
  3. Mercedes Baptista. ...
  4. Ingrid Silva. ...
  5. Cláudia Mota.

A alemã é conhecida mundialmente por ser uma personagem fundamental na dança contemporânea e, até hoje, ela serve de exemplo para as novas gerações. Josephine Bausch nasceu na cidade de Solingen, na Alemanha, em 27 de julho de 1940.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Durante a primeira Guerra Mundial, trabalhou como assistente de Laban, em Leipzig, na Alemanha. Entre 1920 e 1921, Mary montou sua própria escola de dança, conhecida como Dresden Central School ou Mary Wigman-Schule, um centro de dança expressionista.

Matisse

Juntamente com Pablo Picasso e Marcel Duchamp, Matisse é considerado como um dos três artistas mais inovadores e ousados do século XX, por ser também responsável por uma evolução significativa nas artes visuais, sobretudo na pintura. A Dança é um exemplo disso. Duas versões foram produzidas por Matisse dessa pintura.

Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.

O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza.

A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Luiz Arrieta, Maria Duschenes, Marika Gidali, Nina Verchinina, Oscar Araiz, Renée Gumiel e Ruth Rachou são alguns desses bailarinos que trouxeram ao país novas ideias.