O que é uma dança Pós-moderna?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

A dança pós-moderna busca a fusão da arte com a vida diretamente em experimentação, estilizando ou reproduzindo o cotidiano. O importante é o gesto, a experiência e o processo criativo, não a obra. Ao derrubar o mito do criador, coloca-se em questão a obra como um produto de consumo.

O pós-modernismo na música ainda busca critérios que permitam sua compreensão, entre eles traços como fragmentação, descontinuidade, citação, justaposição de estilos e pluralismo.

A dança moderna é um gênero de dança que foca na expressão e no movimento livre do corpo. Possui gestos fluidos que expressam o sentimento do dançarino. O estilo da dança moderna é mais descontraído e não se limita a técnicas e figurinos pré-determinados.

A Dança Moderna, emergida nos últimos anos do século XIX e firmada nos primeiros anos do século XX, tem raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham com contrações, torções, desencaixes, em movimentos mais livres, embora ainda respeitem uma técnica organizada.

Além de Robert Venturi, o pós-modernismo se fortaleceu também por meio das obras de Michael Graves, Charles Moore e Philip Johnson, nos Estados Unidos, assim como Aldo Rossi na Itália, entre outros, principalmente nas décadas de 1980 à 1990.

A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Luiz Arrieta, Maria Duschenes, Marika Gidali, Nina Verchinina, Oscar Araiz, Renée Gumiel e Ruth Rachou são alguns desses bailarinos que trouxeram ao país novas ideias.

As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...

O pós-modernismo abrangeu um período muito importante da literatura brasileira. Em termos históricos, ela viu o fim da Segunda Guerra Mundial, a ditadura de Vargas e a ascensão da Ditadura Militar. Sem falar nas mudanças tecnológicas que ocorriam cada vez com mais rapidez.

A arte pós-moderna, ou 'arte contemporânea', é ainda mais híbrida e sem hierarquia do que a moderna, o pós-modernismo vem com a ideia de ser oposta ao modernismo.

Aumenta a inserção social; Melhora a capacidade de concentração; Estimula a criação de movimentos; Enriquece o alto conceito e alto-estima, beneficiando o bem-estar subjetivo.

A dança moderna incentiva os dançarinos a usar suas emoções e humor para projetar seus próprios passos e rotinas. Não é incomum para os dançarinos inventar novos passos para suas rotinas, em vez de seguir um código estruturado de técnica, como no ballet.

Derivada do balé, a dança moderna acaba por se diferenciar da dança clássica, pois, se por um lado o balé aprecia a leveza e a suavidade dos movimentos a dança moderna, desde sua origem, buscava a manifestação extrema dos sentimentos através dos movimentos corporais.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A Dança Moderna, emergida dos últimos anos do século XIX e afirmada nos primeiros do século XX, teve raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc, e seus movimentos são mais livres, embora ainda respeitem uma técnica fechada.

Isadora Duncan

Conhecida como a "Mãe da Dança Moderna", Isadora Duncan foi uma revolucionária cuja influência se espalhou da América para a Europa e Rússia, criando uma sensação em todos os lugares em que ela se apresentou.

Rudolf von Laban

Rudolf von Laban (1879– 1958) é considerado o pai da dança moderna na Europa. Foi a partir do seu amplo estudo sobre o movimento humano e dos trabalhos de Kurt Jooss (1901– 1979), seu discípulo, que o novo gênero dança-teatro surgiu na década de 1920.

Diferentes movimentos como a intermídia, as artes de instalação, a arte digital, a arte conceitual, o minimalismo e a body art surgem nesse momento. Conheça melhor o pós-modernismo, caracterizado pela liberdade estética e pela interação de suportes materiais.

A Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno – depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. Em Filosofia e teoria crítica, pós-modernidade refere-se ao estado ou condição da sociedade existir depois da modernidade, uma condição histórica que marca os motivos do fim da modernidade.

As grandes exceções a isso foram o feminismo, que continua a gerar um grande interesse, e o pós-colonialismo, que se tornou algo de uma indústria em crescimento e segue sendo assim.