Qual deve ser a temperatura da sala de vacina?

Perguntado por: abonfim . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

sol. temperatura estiver próxima a +7 °C, proceda imediatamente à transferência dos imunobiológicos para outro equipamento (refrigerador ou caixa térmica) com a temperatura recomendada (entre +2 °C e +8 °C). O mesmo procedimento deve ser adotado em caso de falha do equipamento.

“Recebemos uma denúncia de que uma UBS estava com o ar condicionado ligado no final de semana, desta forma, esclarecemos que o sistema de refrigeração do ambiente precisa ficar ligado 24 horas, para garantir a temperatura correta de armazenamento das vacinas”, finaliza a secretária.

Será que existe um número mágico? Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores, durante todo o ano.

A OMS define normotermia como a temperatura corporal mantida entre 36,5° – 37,5°C e a literatura mostra que a normotermia está associada a redução da morbimortalidade neonatal.

1-São funções dos técnicos de enfermagem vacinadores, responsáveis pelo trabalho na sala de vacinação: o planejamento das atividades de vacinação, monitoramento e avaliação do trabalho desenvolvido de forma integrada ao conjunto das demais ações da unidade de saúde; provisão das necessidades de material e de ...

A infectologista Rubia Miossi destaca que apenas vacinas produzidas a partir de vírus vivo, por exemplo: febre amarela, sarampo e rubéola, não podem ser tomadas juntas no mesmo dia. Sendo o intervalo recomendado de 30 dias entre elas.

Embora não seja recomendado o uso de geladeiras domésticas. Porém, quando estamos falando de vacinas, elas devem ser cuidadosamente transportadas e armazenadas, mantidas idealmente numa temperatura entre +2 e +8 °C e protegidas da luz, desde a produção até à administração.

Qual a temperatura ideal para a geladeira? A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, diz que a temperatura recomendada do refrigerador é abaixo de 5° C. No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C.

Regras importantes do PNI
Colocar vacinas que podem ser congeladas (poliomielite, sarampo, febre amarela, rubéola, tríplice viral) na primeira prateleira em bandejas perfuradas para permitir circulação do ar.

Se você tem um ar condicionado Split e já se fez essa pergunta, saiba que sim, ele pode ficar um dia todo funcionando sem parar.

Montar a caixa de vacinas:

  1. Tirar do congelador o gelox (gelo reciclável)
  2. Deixar o gelox (gelo reciclável) na temperatura ideal, quando embalagem deve estar “suada”
  3. Esperar a temperatura ideal da caixa de vacina (+2 a +8ºC)

23ºC

A NR-17 trata das questões fisiológicas e psicológicas dos funcionários, estabelecendo parâmetros aos quais as empresas devem atender. Sobre as condições ambientais, a NR-17 estipula que a temperatura deve ser mantida entre 20ºC e 23ºC, velocidade do ar em 0,75 m/s e umidade relativa mínima de 40%.

Qual a temperatura ideal? Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%.

Resposta Anvisa:
A temperatura ideal para conservação em temperatura ambiente é de 15°C a 30°C.

Normotermia: temperatura corporal normal. Afebril: ausência de elevação da temperatura. Febrícula: 37,2º C a 37,8º C. Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C.

O que é A Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma estrutura física e técnico-administrativa, orientada pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunização (CGPNI) do Ministério da Saúde, que permeia as três esferas de governo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios).

Os salários de Técnico De Enfermagem na Clínica de Vacinas MDC estão entre R$1.862 e R$2.039. Essa estimativa tem como base o(s) 1 relatório(s) de salários de Técnico De Enfermagem na Clínica de Vacinas MDC publicado(s) de forma sigilosa pelos funcionários ou são estimados de acordo com métodos estatísticos.

A equipe de vacinação é formada pelo enfermeiro e pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, sendo ideal a presença de dois vacinadores para cada turno de trabalho.