Qual é a comida dos Pretos Velhos?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Os Pretos-Velhos são os responsáveis, também, por cuidar das crianças, sendo cultuados ainda em cerimônias de Cosme e Damião. As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

O café é um elemento de poder da linha dos pretos-velhos. Ao ofertar a bebida, deixe ao lado um copo de água mineral e uma vela branca. Geralmente este ritual deve ser feito as segundas-feiras, no horário que você quiser.

Por isso, quando falar com um preto velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas. Entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.

Trazer paz. Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

No entanto, as ervas que mais utilizam são o manjericão, para melhorar o padrão dos pensamentos; o alecrim, para ajudar em curas físicas diversas; a espada de São Jorge, para proteção espiritual; a arruda, para descarrego; e a guiné, para trabalhar com a prosperidade.

Além do cachimbo, realizam benzimentos com ramos de arruda. Com um terço, rezam e borrifam água fluidificada - água acrescida de fluidos curadores. Com o fumo do cachimbo, baforam para a limpeza e harmonização de todas as vibrações.

Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

13 de maio

13 de maio é o Dia de Preto Velho. Dentro da liturgia religiosa da umbanda, as pretas e pretos velhos são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos, majoritariamente escravizados.

Oferendas – Café sem açúcar, aguardente, arroz doce, canjica, pipoca sem sal e bolo de fubá. Cor representativa – Branco e preto. Guias de proteção – Contas brancas e pretas ou lágrimas de Nossa Senhora.

Por serem pessoas muito simplórias e pela linha de trabalho que estão, a cor principal que os representam é o branco.

É ele, o preto-velho, um dos responsáveis por manter viva uma memória da escravidão (com seus sofrimentos, sua resistência e sua superação) e, concomitantemente, por auxiliar no sobrepujamento das dores daqueles que o procuram.

“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.

Sândalo (Lunar) - incenso da humildade. Muito utilizado pelos Pretos-Velhos e por São José.

É um mingau feito de farinha de acaçá (milho verde ralado)com água que se oferta às Almas em rituais da Umbanda. Pode-se acrescentar uma pitada de açúcar (essa é a forma mais antiga; outro jeito de fazer:A)1/2 l de leite de vaca, 1/2 colher de sopa de farinha de acaçá, 1/2 xícara de açúcar.

Hoje o Twitter acordou com “Adorei as Almas” entre os assuntos mais comentados, por conta do dia de Pretos Velhos. O termo francês utilizado pela maioria dos europeus significa deixar dourado ou deixar brilhando.