Qual é o dia da semana dos Pretos Velhos?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Os pretos-velhos são representados pelas cores preto e o branco, e o dia sagrado da semana é a segunda-feira.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos.

Dia para pedir paz e harmonia
Éverton, que recebe um Preto Velho, o Pai Thomé, há 20 anos, ensina que quem quiser fazer uma frente (oferenda) para as entidades, hoje, pode oferecer canjica, vinho doce ou tinto suave, melado, rapadura, farofa e feijão mexido.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

O café é um elemento de poder da linha dos pretos-velhos. Ao ofertar a bebida, deixe ao lado um copo de água mineral e uma vela branca. Geralmente este ritual deve ser feito as segundas-feiras, no horário que você quiser.

Geralmente, se apresentam como pais ou mães velhos, mas podem ser chamados de vovôs, quando optam por formas anciãs, ou ainda de tios, quando escolhem vir em formas mais jovens. Suas cores são o preto e branco e o dia consagrado a eles é a segunda-feira.

“O preto-velho é a entidade espiritual da umbanda que mais herdou e carrega elementos católicos, como a cruz, o rosário, os terços e suas orações”, afirma Dias.

Obaluaiê

A corrente dos Amados Pretos Velhos é uma linha de trabalho que corresponde a força do Orixá Obaluaiê (Divindade da cura, transformação, sabedoria e da evolução).

Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.

Qualidades. Cores de Preto Velho: preto, branco e também o amarelo. Como saudar preto velho: “Adorei as almas!” Dia de Preto Velho: seu dia é segunda-feira e se comemora em 13 de maio.

A Vela Perfumada 7 Dias Flovel Orixás - Preto Velho é ideal para realizar pedidos, agradecer e pedir proteção. COMPOSIÇÃO: Parafina, pavio e essência. COR: PRETO E BRANCO.

"Bendito e louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, farol das santas almas, nossos amados Pretos-Velhos. Nesse momento venho vos pedir, meu pai, Preto-Velho de devoção), auxilia-me a me libertar do cativeiro do passado que insiste em pesar em minha alma, em minha consciência e meu coração.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

O termo Adorê, era ouvido pelos escravos quando tinham que limpar e deixar brilhando as armas e peças metálicas dos senhores de engenho. ADORÊ ( Saudação que significa Salve, Exaltemos as Almas ) reverência em saudação aos Ancestrais, nossos Irmãos pela Criação de todos nós por Deus Supremo.

Adorei as Almas? Muitos costumam saldar a linha dos pretos velhos dessa forma, mas o quê isso quer dizer? Na verdade, o termo correto seria Adorê as Almas. Um termo francês utilizado pela maioria dos europeus que significa deixar dourado ou deixar brilhando.

Fazei com que o Preto-Velho - ou Preta-Velha - (diga o nome), me abençoe e proteja sempre. Auxilia-me nas minhas necessidades e, nas horas de desespero, amparai-me. Não permita que meu coração seja um baú de mágoas e dores. Limpai-me e purificai-me para que eu seja digno(a) de sua presença salutar.