Qual é a definição de estróbilo?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Conjunto de flores unissexuadas presentes nas plantas gymnospermas. Os estróbilos femininos, após a fertilização e formação das sementes, crescem e são ditos: pinhas (aglomerados de sementes).

CICLO DE VIDA DAS GIMNOSPERMAS
Ao atingir a maturidade sexual, os esporófitos formam ramos reprodutivos especializados, OS ESTRÓBILOS, que podem ser femininos ou masculinos. Um estróbilo apresenta um eixo central ao qual se prendem folhas especializadas, os esporófilos (do grego spora, esporo, e phyllon, folha).

coníferas

As coníferas constituem o grupo mais importante e numeroso das gimnospermas atuais, apresentando cerca de 70 gêneros e 600 espécies. O nome “conífera” é devido a presença de sementes agrupadas em uma estrutura especializada denominada estróbilo, que em geral tem formato de cone.

Os estróbilos, também chamados de cones, são estruturas relacionadas com a produção de esporos.

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa ´bolsa´, e sperma, ´semente´. São plantas que possuem sementes protegidas por frutos e também apresentam flores.

As gimnospermas são plantas que vivem no ambiente terrestre e são encontradas em maior quantidade em locais de clima frio ou temperado. Essas plantas possuem raiz, caule e folhas, porém, elas não apresentam flores e frutos.

O nome vem do grego: gymnos significa “nu” e sperma quer dizer “semente”. Assim, as gimnospermas são aquelas plantas com sementes que não são protegidas por frutos.

O esporófito tem como função principal a produção de esporos, estruturas haplóides que são consideradas células reprodutivas e que, a partir delas, é possível formar o gametófito, outra estrutura presente nos indivíduos com alternância de gerações, que é responsável pela produção de gametas (estruturas haplóides).

Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide.

Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Estruturas reprodutivas
As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.

Androceu: Órgão reprodutor masculino; Gineceu: Órgão reprodutor feminino.

A copa das árvores
Os galhos e ramos geralmente são lenhosos, e desempenham função estrutural, sustentando as folhas, flores e frutos. Desta forma, a copa é responsável pela vitalidade da planta, pois é onde se realiza toda, ou a maior parte, da fotossíntese.

A função primordial das flores é a produção de sementes para a formação de novas plantas, garantindo a sobrevivência das espécies. Assim, a flor é responsável pela reprodução das plantas.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE.