Qual é a diferença de dias úteis e dias corridos?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

É o caso de sábados, domingos ou feriados. O que é dia corrido? Dias corridos são caracterizados por serem contínuos e não serem suspensos em dias não-úteis, como os sábados, domingos e outros dias que não sejam considerados úteis, como feriados.

Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento. A exceção, porém, dessa regra (da contagem de prazos em dias úteis) ocorre quando o prazo fixados é contado em meses ou anos, e não em dias, propriamente dito.

O prazo é corrido, ou seja, a contagem do prazo de 7 dias não é interrompida nos finais de semana ou feriados.

A contagem de prazos em dias corridos,em regra, engloba aqueles que não são contados em dias, isto é, os prazos em horas, meses e anos.

O cálculo de 90 dias corridos é simples, pois é contado a partir do primeiro dia, incluindo também finais de semana e feriados. Para calcular, você deve determinar a data inicial e então somar 90 dias a ela. Por exemplo, se a data inicial for 01 de janeiro de 2021, a data de 90 dias corridos é 30 de março de 2021.

Nos termos dos arts. 216 e 219 do Código de Processo Civil de 2015, a contagem do prazo processual somente considerará os dias úteis, excluindo-se, assim, os feriados, os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense.

A contagem correta do 5º dia útil é de segunda a sábado. Apenas não é computado nessa contagem o domingo e feriados, se houver. Então, o sábado é sim considerado como dia útil e deve entrar na contagem para o pagamento do salário do empregado.

COMO FUNCIONA O PRAZO DE ENTREGA
O prazo de entrega começa a contar a partir da data de envio do seu pedido. Dessa maneira, se o pedido foi efetuado em uma sexta-feira, e teve seu pagamento confirmado no sábado, o prazo começa a contar a partir da segunda-feira, pois será a data de envio.

Dias úteis são todos aqueles onde o trabalho não está suspenso, com o funcionamento normal dos estabelecimentos de bens e serviços. Normalmente, este período abrange de segunda a sexta-feira. No entanto, dependendo das circunstâncias, o sábado também pode ser considerado um dia útil.

O que diz a lei
Se optar pela redução dos 7 dias corridos o empregado irá trabalhar as 8 horas diárias normalmente durante 23 dias e descansar os últimos 7 dias, também sem qualquer prejuízo na remuneração.

Assim, se optar pela redução dos 7 (sete) dias corridos, o empregado irá trabalhar as 8 (oito) horas diárias normalmente durante 23 dias e descansar os últimos 7 (sete) dias, ficando a cargo do empregador, o pagamento da indenização dos dias restantes para completar os dias de aviso a que o empregado tem direito.

Após o envio da intimação pelo processo judicial eletrônico, a parte tem dez (10) dias para consultar o teor da informação. Caso consulte a informação dentro desse lapso temporal, o ato judicial será considerado publicado no dia da consulta, dando-se início ao cômputo do prazo a partir do primeiro dia subsequente.

365 dias

Quantos dias tem um ano? Nosso ano tem 365 dias, que são divididos em 12 meses. Esse tempo ocorre porque, para dar uma volta completa em torno do sol, a terra demora aproximadamente 365 dias e 5 horas.

Como é a contagem dos prazos trabalhistas? Para a contagem do prazo, o art. 224 do CPC/15 estabelece que deve-se excluir o dia do começo e incluir o dia do vencimento.