Qual é a diferença entre um fantoche e uma marionete?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Todas as classificações são de bonecos na linguagem do teatro, contudo, no fantoche os bonecos são manipulados pelos atores criando uma narrativa, já na marionete há cordas nas mãos dos atores durante a representação da cena. O deboche são bonecos usados nos dedos dos atores para contar histórias infantis.

Fantoche ou títere (um empréstimo do espanhol títere) é uma forma particular de marioneta ou marionete animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços ...

1. Autómato ou boneco que se faz mover por meio de cordéis ou com a mão.

São bonecos que possuem corpo de tecido, vazio, que o manipulador veste na mão. Este encaixa os dedos na cabeça e nos braços do boneco para movimentá-los. A figura é vista só da cintura para cima e, geralmente , não tem pernas.

Significado de Marionete
substantivo feminino Pequena figura de madeira ou de papelão que um homem, oculto atrás de uma tela, movimenta com os dedos ou por meio de cordéis; fantoche. [Figurado] Pessoa frívola, sem personalidade, que se pode manejar à vontade; títere. Etimologia (origem da palavra marionete).

Conta-se que mil anos antes de Cristo nascer, os chineses já usavam marionetes em espetáculos para a nobreza. Sabe-se que gregos e romanos conheciam e usavam o teatro de fantoches na Antiguidade. Na Indonésia e no Japão, as pessoas usavam bonecos no teatro de sombras.

O que provoca as linhas de marionetes? Fora os fatores hereditários, as principais causas para esse tipo de ruga são o envelhecimento e a gravidade. O que acontece: ao longo dos anos, nossos tecidos perdem um pouco da elasticidade, ficando mais flácidos, além da contínua perda óssea.

O marionetista, também conhecido como manipulador, é o artista que constrói bonecos (marionetes ou marionetas) e faz apresentações com eles em diferentes eventos.

Existem fantoches de mão, dedo e ainda as marionetes.

As brincadeiras com fantoches permitem que a criança desenvolva a expressão oral e artística, pois os bonecos levam a criança sempre ao mundo da imaginação e do faz-de-conta. Já os alunos maiores (geralmente do ensino fundamental), usam o fantoche para expressarem seus pensamentos de uma forma mais livre.

Você pode fazer vários “dedoches” (como também são chamados os fantoches de dedo) utilizando apenas materiais simples de desenho, como a folha de sulfite e lápis de cor. Assim, as crianças podem participar de todo o processo e criar seus próprios personagens!

Fantoche, marionete ou marioneta, origina-se do termo marionnette que na língua francesa significa boneco (pessoa, animal ou objeto animado) movido por meio de cordéis manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura.

Normalmente, quem manipula os fantoches são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela.

" Ou seja, as partes do marionete são: o boneco, os fios e o comando.

  • FANTOCHE. É um dos mais conhecidos do mundo. ...
  • MAMULENGO. Originário do Nordeste, esse boneco tem cabeça e braços esculpidos em uma madeira chamada mulungu. ...
  • VARA. Originário da Ilha de Java, na Indonésia, pode ter uma ou mais varas. ...
  • MARIONETE. ...
  • BALCÃO. ...
  • SOMBRA.

No caso das “rugas de marionete”, chamadas de sulcos labiomentonianos, elas se estendem desde os cantos do nariz até os cantos da boca. Essas linhas marcam as laterais da boca e definem o processo de perda de marcação do rosto, e ganharam esse apelido por lembrarem os vincos laterais da boca de bonecos de marionete.

marionete {feminino}
puppet {subst.}

As rugas da linha de marionete ou sulco labiomentoniano, é um sulco ou afundamento que se estende do canto da boca até a lateral do queixo.