Qual é a facção do Complexo da Penha?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A operação conjunta do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada na comunidade, uma das 13 favelas do Complexo da Penha, visava prender lideranças da facção criminosa Comando Vermelho, que estariam escondidas na região.

Das 27 unidades da Federação, 4 têm o domínio de uma só facção: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí (PCC).

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

Este último deixou irregularmente a cadeia pela porta da frente, em julho de 2021, mesmo tendo um mandado de prisão a ser cumprido. — Abaixo do Marcinho, no Complexo do Alemão, quem manda atualmente é o Pezão. Ele é um homem importante para a facção, que pediu para ele reassumir o local.

Uma facção criminosa surgida nas favelas da região metropolitana do Rio no ano passado é o mais novo foco de tensão entre os traficantes cariocas. A facção é a "Amigos dos Amigos", conhecida pela sigla ADA.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cerca de 30 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A facção criminosa mantém suas principais ações no estado de São Paulo, onde estão cerca de 8 mil de seus membros em 90% dos presídios paulistas.

Inscrições nas paredes dessas alas remetem ao mundo do crime e às facções. “Tudo 2”, “TD2”, “CV”, “CVRL” e “Trem bala” são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes “PCC”, “TD3” e “1533”, referências ao Primeiro Comando da Capital.

7. Tudo 3. Gíria usada pela facção pcc??

Significa que está tudo bem, tudo ótimo.

6. Tudo 2. Local dominado pela facção criminosa Comando Vermelho Rogério Lemgruber (CVRL), devido ao fato de sua sigla ser mais conhecida por CV (duas letras) e o V ser realizado com o sinal de dois dedos levantados (o indicador e o dedo médio).

No estado da Bahia, os termos É nós, é noix, TD6 ou TUDO 6 é uma saudação, apoio e/ou apologia a facção criminosa Caveira.

Ele também mantinha os líderes presos informados, com destaque para Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, que cumpre pena de mais de 340 anos, sendo apontado como líder máximo da facção. Ao ser preso em 2022, ele já atuava como número 2 do PCC.

Por exemplo, comunidades controladas pelo Comando Vermelho usam gírias como “é nós” e o Terceiro Comando, por sua vez, usa “é a gente”.

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade

Rival do PCC, Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC) surgiu em 1999 e chegou a disputar território em presídios paulistas.

Investigação da Polícia Civil de São Paulo aponta que é possível um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) sair da facção criminosa e continuar vivo. Mas há uma cartilha a ser seguida, que permite, inclusive, o retorno ao crime organizado após um período, desde que não haja dívida --seja "moral" ou financeira.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

Surgiu a partir da Falange Vermelha, com o lema “Paz, Justiça e Liberdade” e institucionalizou o mito das organizações criminosas no tráfico do Rio.