Qual é a gíria do Nordeste?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Folote – Frouxo; folgado; Fubento – Desbotado; gasto; muito usado; Fazer o balão – Dar a volta com o carro em um girador; arrodear; Filar – Colar no colégio; olhar a resposta da prova dos outros.

O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.

Um xêro no cangote acompanhado de um beijo é o jeito nordestino de dizer "eu te amo!"

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular.
...
Existem vários diminutivos para a palavra mãe, sendo mãinha um deles.

  1. mamãe;
  2. mãezinha;
  3. mãinha;
  4. mamã.

[Gíria] Asneira, tolice.

Espinhela caída – Diz-se de pessoa desanimada; desgostosa; deprimida.

Frequente shows típicos, experimente sua comida, ande de transporte público, vá ao mercado. Essas coisas do dia-a-dia o ajudarão muito na hora de trazer o sotaque para sua vida. Procure assistir a programas locais ou ver entrevistas com cantores ou pessoas que sejam nordestinos.

Tag: nordestino dizendo que tá cansado
"Tô só o bagaço" "Tô só a bainha do facão de lampião" "Tô só o pito" E muito mais!

Dados foram divulgados pelo IBGE e pelo Ipece, que considera o Produto Interno Bruto consolidado referente ao ano de 2020. Fortaleza é o maior município do Nordeste e o 11º maior do Brasil considerando o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas.

Significado de ratin: Palavra muito usado no nordeste. Rato pequeno; algo pequeno, catito.

Orgulho-me de ser nordestina, não tenho vergonha de falar, somos um povo alegre temos historia para contar, não fale mal da minha cultura tenho orgulho de ser de lá! Só, fala mal de nordestino, quem não sabe da missa a metade, eu nunca vi um povo mais sofrido com tanta criatividade!

O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. O Nordeste brasileiro é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo.

ExpressõesEditar
arre égua: interjeição usada as regiões Norte e Nordeste do Brasil para demonstrar espanto. baixa da égua: lugar muito distante.

O que é Painho:
Forma carinhosa dos baianos e nordestinos chamar seus pais.

Significado de subir 70: Gíria utilizada quando alguém faz uso de substâncias ilícitas.

2. Boy. Típica expressão potiguar, “boy” é uma das formas mais comuns para se referir tanto a rapazes quanto a moças. Independe da idade e do gênero e é muito utilizada por lá, como em “boyzinho”, “boyzinha” ou “o boy” e “a boy”.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Oxente é uma interjeição utilizada com o significado de admiração, surpresa ou mesmo estranheza. O termo é bastante popular na região nordeste do Brasil, onde se pode ouvir oxente, nas mais diversas situações de comunicação.

A riqueza cultural do Nordeste é capaz de deixar qualquer um de queixo caído, o delicado e ao mesmo tempo vibrante artesanato local retrata a tradição e herança cultural formado pela mistura de povos de diferentes lugares do mundo.

“Vou chegando”: expressão utilizada para se despedir, significando “vou embora”; “Abestalhado” ou “abestado”: palavras utilizadas para chamar alguém de tonto, de trouxa ou de bobo; “Arre égua” ou “arriégua”: equivalente ao “uai” dos mineiros.