Qual é a idade ideal para ser mãe?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Enquanto, antigamente, dizia-se que o ideal era dos 18 aos 25 anos, hoje, do ponto de vista médico, a faixa recomendada é dos 20 aos 32 anos. Antes disso, o aparelho reprodutor não está totalmente desenvolvido e, depois, a mulher se torna menos fértil”, explica.

“Toda gravidez aos 40 anos ou mais é considerada de risco. Além da questão da fertilidade, as chances de acontecer problemas na gestação aumentam e os principais deles são hipertensão, risco de aborto, alterações genéticas e pré-eclâmpsia”, explica Dr.

Ser mãe jovem pode nos trazer muitos benefícios que é positivo conhecer e que nos oferecem a possibilidade de viver a maternidade 100%. Longe de tentar nos tirar a ideia de ser mãe pela primeira vez, a dúvida ajuda a amadurecer a mudança e a assumir nossa nova responsabilidade.

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: Lina Medina, uma peruana nascida em 27 de Setembro de 1933, é conhecida mundialmente por ter dado a luz a um filho precocemente, com apenas cinco anos de idade. Por este fato, Lina Medina é a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH),cerca de 85% dos casais que estão tentando engravidar conseguem obter o resultado positivo no teste de gravidez em até um ano. Mas há dois fatores que podem influenciar esse resultado: a idade da mulher e também a do homem.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.

Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.

Prevenção. Cerca de 1 em 800 bebês nascem com a síndrome de Down. Na maioria dos casos, a síndrome acontece por acaso, é um acidente genético, portanto é difícil prevenir o problema. Não há culpados e não há nada que se possa fazer, antes ou durante a gravidez, que possa causar ou prevenir a síndrome de Down.

Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.

Segundo a psicoterapeuta, a pressão de ser mãe e de carregar a carga mental pode provocar raiva. "As mães muitas vezes estão no lugar da falta: falta de sono, falta de tempo para si mesmas, falta de autocuidado. Ao mesmo tempo, elas têm o melhor emprego, porém o mais exigente do mundo.

Ser uma mãe de primeira viagem é bastante exaustivo. Lembre-se de que é fundamental cuidar de você também. Alimente-se corretamente, durma sempre que puder e procure separar um tempo pra você. Afinal, para que você possa cuidar bem do seu filho, é preciso que você esteja saudável, tanto física quanto mentalmente.

Daljinder Kaur, a mulher mais velha do mundo ao ter um filho, conheceu a maternidade com 72 anos de idade. Hoje, com 73 anos, a indiana tem enfrentado pressão alta e fortes dores nas juntas. Problemas que não existiam antes do nascimento de Armaan.

Amanda Coelho de Jesus, de 23 anos, disse que teve a filha no quarto e ela mesma cortou o cordão umbilical. A jovem Amanda Coelho de Jesus, de 23 anos, ficou apavorada ao dar à luz a uma menina em casa enquanto estava sozinha e sem saber que estava grávida. Ela mora junto com a mãe no Bairro Silvanópolis, em Cuiabá.

Em 1938, uma menina peruana de apenas 5 anos se tornou a mãe mais jovem do mundo. Quando Lina Medina Vásquez estava no quarto ou quinto mês de gravidez, seus parentes começaram a suspeitar que algo estava errado com sua saúde.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Alguns especialistas recomendam que mulheres fiquem deitadas de barriga para cima por até 15 minutos depois da relação sexual.

"Não querer ter filhos não é crime. Pelo contrário. É uma decisão difícil. Uma decisão de amor ao mundo, de amor ao próximo e de amor a si próprio".

Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina. Mas, como cada pessoa reage de maneira diferente, sempre vale conversar com seu médico.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registra uma média de 1,94 filho por mulher, estando abaixo da taxa de reposição populacional, que é de 2,1 filhos por mulher – duas crianças substituem os pais e a fração 0,1 é necessária para compensar os indivíduos que ...