Qual a idade ideal para ter o segundo filho?

Perguntado por: ireis6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os resultados mostraram que casais que desejam ter dois filhos e querem 90% de sucesso, sem o uso de fertilização ” in vitro” , devem iniciar as tentativas até os 27 anos. Se as chances de sucesso em ter estes dois filhos forem de 50%, a idade para iniciar a tentar engravidar deve ser até os 38 anos.

Quais pontos devo considerar antes de tomar a decisão? O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.

Ter um segundo filho é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento não só do irmão mais velho, mas também do casal como pais. Mas, o mais importante é compreender se o momento é propício para vocês se dedicarem a este novo bebê e se a vontade de ambos é a mesma com relação a este assunto.

2. Caso o bebê seja do mesmo sexo que o primeiro, você pode praticamente aproveitar todo o enxoval e comprar só algumas coisas a mais para deixar o enxoval mais original. Assim irá gastar muito menos dinheiro. E mesmo que seja de sexo oposto, muita coisa dá pra aproveitar.

Segundo um estudo de 2006 ter apenas um filho é o número ideal, já que de acordo com a pesquisa ter um segundo ou terceiro filho não contribuem para o aumento da felicidade. Outro, mais recente, aponta que o ideal está nos dois e que mais pode contrariar o índice de felicidade dos pais.

Com um único filho os pais conseguem proporcionar cursos, viagens, passeios e tudo que possa somar para seu desenvolvimento, muito mais do que para as famílias com mais filhos que tudo fica mais difícil.

É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores. Ou seja: no cotidiano, eles prestam atenção no que o outro está fazendo, na experiência vivida, no exemplo a ser seguido.

Bebês mais parecidos com o pai são mais saudáveis, diz estudo. Um estudo feito pela Brigham Young University descobriu que irmãos protegem o outro dos sentimentos de solidão, carência, culpa e medo. A mesma pesquisa ainda sugeriu que ter uma irmã pode ajudar seu filho a ser mais gentil e generoso.

Assim, na segunda gravidez, a tendência é que a dilatação dos vasos ocorra mais rapidamente, gerando varizes. A idade da mãe também pode ser um fator alterante nesse caso. Por fim, temos as contrações - também conhecidas como contrações de Braxton Hicks -, que preparam o corpo da mãe para o grande dia.

Dores no corpo
Dores e cansaço costumam ser mais frequentes na segunda gravidez. Com o primeiro filho em fase de desenvolvimento, a mulher não só tem de se acostumar com as transformações típicas do período como precisa dar conta de todas as tarefas que envolvem os cuidados com uma criança pequena.

"Os filhos mais jovens têm maior probabilidade de ser criados por pais que, com o tempo e a experiência, são mais confiantes e experientes na criação de filhos."

Grafia no Brasil: segundogênito. Grafia no Brasil: segundogênito.

No caso das mulheres, a dificuldade para engravidar do segundo filho pode estar relacionada à desordens ovulatórias, menopausa precoce, aderências pélvicas, inflamação ou infecção ginecológica, danos ou bloqueios nas tubas uterinas, pólipos, fibroses uterinas ou até endometriose.

Quando bem criados, os filhos únicos podem desenvolver um ótimo desempenho escolar e também um melhor vocabulário comparado com outras crianças, justamente por conviverem com adultos. Além disso, ter a atenção dos pais pode ajudar na autoestima da criança.

Na década de 1970, a China adotou uma política de filho único por casal, para tentar controlar a alta taxa de natalidade da época. A China abandonou essa política em 2016, substituindo-a por um limite de dois filhos. Mas isso não foi suficiente para levar a um aumento sustentado de nascimentos.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registra uma média de 1,94 filho por mulher, estando abaixo da taxa de reposição populacional, que é de 2,1 filhos por mulher – duas crianças substituem os pais e a fração 0,1 é necessária para compensar os indivíduos que ...

Mãe que teve mais filhos
O maior número oficialmente registrado de filhos nascidos de uma mãe é 69. Seu nome é desconhecido, mas sabe-se que ela foi a primeira esposa de Feodor Vassilyev, um camponês de Shuya, na Rússia. Ela deu à luz 16 pares de gêmeos, sete pares de trigêmeos e quatro pares de quádruplos.

Há uma segunda forma de descobrir quantos filhos você terá através das mãos. Basta fechar a mão esquerda em punho e olhar as linhas marcadas que aparecem entre a linha do coração e a linha do mindinho. O número de linhas que aparecer nesse local será o número de filho que você terá.

Filhos únicos são mais felizes
Pesquisadores da Universidade de Essex, no Reino Unido, analisaram questionários respondidos por 2500 crianças e adolescentes e perceberam que quanto maior o número de irmãos, menor era o nível de felicidade relatada pelos jovens.

Primogênito é o termo utilizado para designar o primeiro filho de um casal, também conhecido como o filho mais velho, em relação aos seus irmãos consanguíneos.