Qual é a importância da natureza na vida das pessoas?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.

Além da garantia da própria sobrevivência dos seres vivos e do homem, a preservação da natureza é rentável sob o ponto de vista econômico: preservada, ela renderá frutos para o homem e a coletividade, como fonte de vida e recursos econômicos, ou seja, precisamos do desenvolvimento sustentável, ao invés do “progresso ...

A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.

O que é natural? Esta é a pergunta complexa. Para estes estudos se considerará natural qualquer comportamento humano básico (se alimentar, dormir, copular…) bem como aqueles que podem ser, direta ou indiretamente, correlacionados a genes.

Além de ser bastante agradável, estar em contato com a natureza fortalece o sistema de defesa do organismo. Segundo dados obtidos em uma pesquisa realizada por Ming Kuo, da Universidade de Illinois, a natureza funciona como uma espécie de fornecedora de tudo o que nosso organismo precisa para se proteger.

Frequentemente, se considera a palavra natureza como sendo o “entorno natural/original”: animais selvagens, rochas, bosques, praias, e em geral todas as paisagens que não tenham sido alteradas substancialmente pelo ser humano, ou que persistem majoritariamente em sua forma original apesar da intervenção humana.

Natureza” se refere aos fenômenos do mundo físico e também à vida em geral. Ele varia em escala do subatômico ao cósmico e pode se referir a plantas e animais vivos, processos geológicos, clima, matéria e energia, por exemplo.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Valorizar os serviços que recebemos da natureza pode também fornecer uma nova fonte de soluções para alguns dos problemas mais prementes da actualidade, como a urbanização e poluição, melhoria e estabilização de áreas rurais através da protecção de espécies e habitats.

A água como sagrada, fonte de vida, símbolo de pureza e elemento forte, capaz de dissolver, eliminar o mal são mitos que dão significado especial a este elemento da natureza.

Assim, ao longo da história, a raça humana vem criando diferentes modos de se relacionar com a natureza. Desde a pré-história, com a descoberta do fogo, da agricultura e da pecuária, a capacidade do homem de transformar e agir na natureza tem se tornado maior.

As relações entre sociedade e natureza refletem e produzem as transformações ocorridas no contexto do espaço geográfico. Desde a constituição das primeiras sociedades e o surgimento das primeiras civilizações, observa-se a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza.

Viver de acordo com a Natureza
Ora, é uma ideia de natureza humana concebida como atingindo o máximo de suas potencialidades aquela que configura a noção de bem estoica.

Não há uma essência ou uma natureza no ser humano. Há certas coisas que teoricamente todas as pessoas fazem mas isso não transforma todo mundo em seres humanos iguais (por exemplo, o caso da linguagem).

O mundo natural é aquele que pertence a natureza e suas coisas, enquanto o mundo humano se relaciona com os indivíduos e as características de quem nele habitam. A cultura abriga todos os campos que vão desde, crenças, valores, religião e conhecimento aplicados por essas divisões.

Ambiente natural: viva o mais próximo possível da natureza. Se você não mora no campo, plante um jardim comunitário, por exemplo, ou cultive ervas na cozinha. Saia para áreas verdes nos fins de semana ou férias. Uma caminhada já é um bom começo para se contemplar a grandiosidade da natureza.