Qual é a megalópole brasileira?

Perguntado por: rpinho . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A megalópole Rio-São Paulo liga o complexo metropolitano expandido do estado de São Paulo (conurbação de várias metrópoles localizadas ao redor da Grande São Paulo), e a região metropolitana do Rio de Janeiro. Essa megalópole envolve diferentes centros metropolitanos localizados na região Sudeste do Brasil.

Atualmente, o maior exemplo de megalópole do mundo está no Japão, interligando as metrópoles de Tóquio, Osaka e Kitakyushu, além de centenas de outras cidades que compõem o seu entorno.

No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba.

Dados divulgados recentemente pelo IBGE revelam que a cidade mais populosa do País ultrapassou a marca dos 12 milhões de habitantes. Em um ano, o crescimento foi superior a 70 mil habitantes. Em média, a cada dia São Paulo recebe 193 novos habitantes.

São Paulo

São Paulo é atualmente a maior metrópole brasileira, sendo a única classificada como uma metrópole nacional.

Megalópole seria o aglomerado (conurbação) de várias metrópoles ou regiões metropolitanas como, por exemplo, a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são as duas megacidades do país.

A maior megacidade brasileira é a cidade de São Paulo, que reúne em sua região metropolitana uma população superior aos 20 milhões de habitantes, o que a torna a maior do país.

Hoje, em torno de 21 cidades no mundo podem ser consideradas megacidades; destas, 17 estão em países subdesenvolvidos.

Com população de aproximadamente 52 milhões de habitantes, é a maior megalópole do mundo, e abrange as seguinte metrópoles:

  • Boston região metropolitana.
  • Nova Iorque (região metropolitana)
  • Filadélfia (região metropolitana)
  • Baltimore (região metropolitana)
  • Washington, DC (região metropolitana)

As duas primeiras metrópoles no país foram São Paulo e Rio de Janeiro, refletindo a concentração industrial, econômica e urbana da região do Sudeste brasileiro que marcou a história do desenvolvimento nacional. Em seguida, outras cidades do mesmo tipo emergiram, como Belo Horizonte, Recife e Salvador.

Existem algumas diferenças significativas entre o conceito de megalópole e megacidade, sendo esta última focada no aspecto demográfico (cidade com mais de 10 milhões de habitantes, por exemplo), enquanto que a primeira consiste na ideia de um agrupamento territorial e econômico de determinada região.

Esse conceito foi criado pela ONU para designar todas as cidades do mundo que possuem uma população superior a 10 milhões de habitantes. Desse modo, uma megalópole muito provavelmente apresenta uma ou mais megacidades, mas nem toda megacidade forma em torno de si uma megalópole.

Tóquio

Atualmente, Tóquio (Japão) é a maior 'megacidade' do mundo com 37,4 milhões de habitantes. Em 2100, será Lagos (Nigéria) com 88 milhões.

As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais. Elas apresentam singularidades complexas, mas, no geral, concentram grandes volumes de populações e serviços. São exemplos de tipologias de metrópoles: metrópole global, metrópole nacional e metrópole regional.