Qual a diferença entre uma metrópole é uma megalópole?

Perguntado por: iconceicao6 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Enquanto a metrópole é uma grande cidade, a megalópole é a aglomeração de várias metrópoles. E essa aglomeração ocorre a partir do fenômeno da conurbação. Esse é o contexto dos aglomerados urbanos, de complexidade espacial e social.

A megalópole é uma região formada por várias grandes cidades interligadas entre si em forma de uma rede estrutural.

Cidade média: entre 100 mil e 499 mil habitantes. Cidade grande: acima de 500 mil habitantes. Metrópole: cidades que agregam maior número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a megalópole Rio-São Paulo é o lar de cerca de 42 milhões de pessoas, o que representa aproximadamente 23% do total da população brasileira.

Na pesquisa, São Paulo ocupa isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do País, como grande metrópole nacional. O instituto lembrou que esse centro urbano tem arranjo populacional de 21,5 milhões de habitantes em 2018 e representava 17,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016.

Megalópole Rio-São Paulo (também chamada Megalópole Brasileira e Megalópole do Sudeste Brasileiro) é o termo usado para se referir ao processo de conurbação existente entre o Complexo Metropolitano Expandido, no estado de São Paulo, e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A expressão megalópole foi criada pelo geógrafo francês Jean Gottmann (1915-1994), em 1960, como uma forma de classificar a região estadunidense formada pelas cidades de Washington D.C., Boston e Nova York. Desde então, esse termo tem sido bastante utilizado, continue lendo para entender o conceito.

Estudo da ONU prevê aumento de megalópoles até 2030; Termo define cidades com mais de 10 milhões de habitantes; África e Ásia verão maior surgimento das megacidades.

A formação das metrópoles está diretamente associada a um processo correspondente de constituição das regiões ou áreas metropolitanas, que são, basicamente, um conjunto de cidades-satélites aglomeradas em torno de uma metrópole, mantendo com ela um grande fluxo de capital, mercadorias, pessoas e equipamentos.

As duas primeiras metrópoles no país foram São Paulo e Rio de Janeiro, refletindo a concentração industrial, econômica e urbana da região do Sudeste brasileiro que marcou a história do desenvolvimento nacional. Em seguida, outras cidades do mesmo tipo emergiram, como Belo Horizonte, Recife e Salvador.

Ela são classificadas em: globais, nacionais e regionais.

Rio de Janeiro, com mais 11 milhões de habitantes, e Brasília, com mais de 3 milhões de habitantes, possuem áreas de influência que ultrapassam os limites de seu estado (Rio de Janeiro) e o Distrito Federal.

As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. Essas cidades, geralmente, possuem uma população superior a 1 milhão de habitantes e oferecem uma grande variedade de mercadorias para consumo e serviços.

Cidade grande e de importância no cenário nacional: São Paulo é uma metrópole brasileira. Local de relevância numa determinada área: metrópole da moda, do cinema. Numa região ou território, cidade de maior relevância que exerce influências nas demais.

É diante deste quadro mais geral do território brasileiro, no espaço mais industrializado e denso da região concentrada, que se estabelecem as condições concretas para a formação da primeira megalópole brasileira, interconectando as maiores metrópoles do país: São Paulo e Rio de Janeiro.

A maior megalópole da América latina é São Paulo. Fica no brasil e tem as maiores fábricas e montadoras que o país possui, junto com o Rio. A sua economia é quase totalmente baseada nas indústrias e no setor terciário. São aproximadamente 22 milhões de habitantes na maior cidade do hemisfério sul.

Entre os principais centros urbanos que compõem a megalópole estão, além de São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Duque de Caxias, Volta Redonda e Niterói.

Tóquio

Tóquio está em primeiro lugar na lista como a cidade mais populosa e também a maior do mundo. São mais de 37 milhões de habitantes. Delhi, na Índia, e Xangai, na China, estão na segunda e terceira posições.

São Paulo, a maior delas, possui o status de grande metrópole nacional, enquanto Rio de Janeiro e Brasília compartilham o posto de metrópoles nacionais. As demais metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.

Essas cidades localizam-se sobretudo na Ásia, embora existam exemplos na África, América Central e América do Sul. A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que na década de 1950 era a maior aglomeração do planeta com 12 463 000 de habitantes.

São Paulo é atualmente a maior metrópole brasileira, sendo a única classificada como uma metrópole nacional.