Qual é a mensagem principal do filme Tempos Modernos?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

O homem não se adapta à atividade repetitiva e às exigências do chefe, sempre cobrando por produtividade e desempenho. O filme retrata a preocupação e a disposição dos donos dos meio de produção em conseguirem lucrar cada vez mais explorando trabalhadores.

O filme Tempos Modernos de Charles Chaplin tem como mensagem principal a crítica ao sistema capitalista e à exploração do trabalhador, mostrando as condições desumanas e alienantes do trabalho nas fábricas, a luta pela sobrevivência e a desigualdade social. Quais são as técnicas de produção apresentadas no filme?

Além de popular, esta é uma das obras mais atemporais de Chaplin devido à contundente crítica social presente. O cineasta utiliza o humor pastelão com gotas de ingenuidade para retratar o gosto amargo que a Grande Depressão deixou no mundo.

Em 1936, Charlie Chaplin interpretou um operário de fábrica no filme Tempos Modernos. Sua cena mais memorável ocorre em uma linha de montagem onde Chaplin se esforça para acompanhar a rápida correia transportadora. Um gênio da comédia, Chaplin o faz com grande efeito.

O filme permite discutir as seguintes temáticas: As relações entre o homem e a tecnologia. A imposição do tempo fabril marcando o ritmo da vida humana. A organização, as condições e a exploração do trabalho.

Este longa-metragem é uma crítica contra a linha de montagem industrial, pois nela os operários se tornam meros executores de gestos mecânicos repetitivos. Dessa forma, perdem o contato com a realidade e se esquizofrenizam. É um trabalhador que não se apropria do bem que produz.

A escola apresenta um discurso modernizador, quando na verdade o seu funcionamento se dá de formas totalmente arcaicas, havendo uma contradição entre o discurso e a prática. Apesar de ser um espaço onde há uma grande diversidade cultural, ela desempenha um papel, de como se fosse um espaço homogêneo.

Estreado pela atuação do Charles Chaplin, esta obra cinematográfica demonstra com perfeição os modelos de produção cuja peculiaridade é a divisão do trabalho. Assim, nos modelos de produção conhecidos como “Taylorismo” e “Fordismo”, cada operário fica encarregado por uma etapa do processo produtivo.

O tema ou ideia central é a mensagem que o escritor/roteirista/diretor deseja que o público entenda depois de assistir ao filme. É o coração do filme. O filme é conduzido pelo tema. Na maioria das vezes é repetitivo para tornar a imersão do espectador mais significativa.

O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

Esse filme retrata a Revolução Industrial e é considerado uma forte crítica ao capitalismo, fordismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber nesse período.

- Durante as filmagens Chaplin teve uma crise nervosa, devido a problemas pessoais que passava e também pelo fato de seu estúdio ter sido destruído por um incêndio; - Inicialmente Charles Chaplin seria indicado ao Oscar de melhor ator, por O Circo.

Analisando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin e comparando com a situação atual, concluímos que apesar dos avanços tecnológicos empregadas, atualmente na produção industrial, a situação sócio-econômica do homem continua em segundo plano, através do filme percebemos que com, a implantação do ...

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõe-se a ele.

A intenção de Charlie Chaplin é comparar a ideia de rebanho, conjunto de ovelhas, aos hábitos dos operários.

No filme, Charles Chaplin nos apresenta um complexo de símbolos da modernidade capitalista. Por exemplo, logo na abertura do filme, aparece um relógio, um relógio de ponto, o símbolo-objeto do controle do tempo de trabalho na fábrica fordista-taylorista.

No filme, o vagabundo Carlitos, ironicamente, encontra-se na condição de operário. É ao auge do predomínio do padrão de acumulação taylorista-fordista, em que os trabalhadores tem suas habilidades substituídas por um trabalho rotineiro e alienado.

Diversos aspectos da teoria de Karl Marx aparecem no filmeTempos Modernos” de Charles Chaplin, como forma de crítica do autor ao moderno pensamento da sociedade industrial, com a marginalização exacerbada do operariado e com a implantação de máquinas no meio industrial, além da substituição da mão-de-obra dos ...