Qual é a minhoca mais rara do mundo?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

A minhoca do Rio Bass é gigante, porém rara, e só costuma aparecer na superfície quando uma mudança radical ocorre em seu habitat, como uma chuva muito intensa.

As espécies mais utilizadas no Brasil são a vermelha-da-califórnia (Eisenia foetida) e a noturna-africana (Eudrilus eugeniae). As minhocas exigem alimentação balanceada, rica em nitrogênio, fibras e carboidratos.

De acordo com o número e o tamanho desses anéis, são encontrados indivíduos desde cinco milímetros de comprimento até 3,30 metros, como a Megascolides australis, a gigante das minhocas. Em todo o mundo, estima-se que existam cerca de 1.800 espécies de minhocas, ou mais de 3.000, incluindo-se as desconhecidas.

Os enquitreídeos são parentes próximos das conhecidas minhocas, mas com tamanho bem menor e praticamente sem pigmentação, deixando transparecer seus órgãos internos quando observados no microscópio. No Cerrado, a maioria deles têm até um centímetro de comprimento e dois milímetros de diâmetro corporal.

Existem no mundo cerca de 4 mil espécies de minhocas terrestres, divididas em três grupos ecológicos: anécicas, endogeicas e epigeicas. Os primeiros grupos são formados por espécies que vivem em galerias verticais e em perfis mais profundos do solo, respectivamente.

O tempo de vida de uma minhoca varia entre dez e 12 anos. Entretanto, no ambiente selvagem, as minhocas costumam viver no máximo até uma ou duas estações do ano devido à sua suscetibilidade a uma ampla gama de predadores.

Os chineses da província de Fujian, por exemplo, famosos pela culinária exótica, já comem minhocas há séculos, misturadas com pedaços de carne para, segundo eles, aguçarem o sabor dos pratos.

Cada casulo de uma minhoca californiana demora de 18 a 26 dias para eclodir, e a maturidade sexual é atingida em cerca de 28 a 30 dias.

Minhocas brancas (Enchytraeidae)
Elas são pequenas e por não apresentarem hemoglobinas elas apresentam a coloração branca. As minhocas brancas se alimentam de fungos e de vegetação em decomposição.

Lineus longissimus é o nome científico do maior verme que existe sendo também o maior animal em comprimento conhecido. Comumente conhecido por "verme cordão de bota", ele é parecido com uma grande minhoca flácida, e atinge até 55 metros de comprimento.

5 corações

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo.

A MINHOCA NÃO TEM ORELHAS, NEM NARIZ, NEM OLHOS, NEM PERNAS, NEM DENTES, MAS TEM BOCA E BUMBUM.

Morfologia externa. Na extremidade anterior, esses animais apresentam um prostômio e um peristômio, formando uma cabeça.

— Rica em proteína, vitaminas e sais minerais, a minhoca já vem sendo consumida pelo homem há milhares de anos, na forma de farinha, como ingredientes de sopas, em receitas de doces e assados — diz a nutricionista Izabela Freitas.

À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.

A minhoca (Lumbricus terrestris) é um anelídeo subterrâneo de corpo delgado subcilíndrico, deprimido para trás o que permite distinguir a parte anterior. A minhoca é um verme anelado, pois o seu corpo é constituído por cento e cinquenta anéis separados internamente por septos.

lumbriga da terra

Nome comum: Minhoca, lumbriga da terra, minhoca tigresa (A), minhoca vermelha (B), vermelha da califórnia (B).

No primeiro segmento do corpo da minhoca, se inicia o sistema digestivo, onde se localiza a boca, que é recoberta pelo prostômio, uma proeminência dorsal em forma de cunha rica em terminações sensoriais que tem também a função de apreender e empurrar o alimento para dentro e definir a direção da escavação.

Rhinodrilus alatus (minhocuçu)
Também conhecida como minhocuçu-do-cerrado, essa é uma das maiores espécies brasileiras de minhocas, atingindo até cerca de 60 centímetros.

As minhocas permanecem em túneis que escavam no solo. Quando chove muito, elas sobem até a superfície.

As minhocas geralmente entram em inatividade temporária sob condições defavoráveis de sobrevivência, especiamente quando submetidas à temperatura e umidade adversas.