Qual é a natureza do ser humano?

Perguntado por: aamorim6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para Platão, a natureza do homem está formada por um corpo perecível e uma alma eterna que pode alcançar o conhecimento. A alma apresenta três dimensões ou partes: uma que atenda aos desejos e às vontades do indivíduo; uma parte racional e uma que rege nosso temperamento.

A espécie humana é o resultado da adaptação de certas espécies às pressões do meio ambiente e da constituição hereditária dos sobreviventes desse processo. Tais argumentos trazem, em seu cerne, a ideia de gradualidade presente na concepção darwiniana.

Conheça as 9 personalidades da natureza humana

  • O perfeccionista. Sempre à frente, é um líder nato. ...
  • O prestativo. Sua maior dificuldade é dizer não para os outros. ...
  • O bem-sucedido. Quer parecer alguém de sucesso, por isso é preocupado com a imagem. ...
  • O melancólico. ...
  • O observador. ...
  • O questionador. ...
  • O confrontador. ...
  • O preservacionista.

A natureza humana é o conjunto de características que os seres humanos têm independentemente da influência cultural. Essa é uma das questões mais tradicionais da filosofia, tendo sido analisada de maneira intensa por filósofos como Aristóteles, Epicuro, Sêneca, Agostinho, Hobbes, Rousseau, Hume e Mill.

O que é natural? Esta é a pergunta complexa. Para estes estudos se considerará natural qualquer comportamento humano básico (se alimentar, dormir, copular…) bem como aqueles que podem ser, direta ou indiretamente, correlacionados a genes.

Se refere à vida e aos elementos e fenômenos presentes no meio ambiente. Em geral, não inclui as obras e consequências das atividades humanas. A palavra provém do latim natura, que significa “qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo”.

Nós somos conscientes do nosso conhecimento, enquanto que os outros animais apenas sabem das coisas. Além disso, temos a criatividade, o que nos permite criar ideias, crenças, valores, algo que nossos camaradas não conseguem.

A liberdade em Hobbes e Rousseau possui um papel importante tanto que no que tange a noção de natureza humana, quanto no próprio funcionamento da sociedade civil, e entender essas duas concepções se faz necessário para entendermos todo o processo de suas teorias.

Somos nós, seres humanos, que perguntamos por que as coisas são do jeito que são e não de outro modo. Somos nós que criamos a Filosofia, assim como a poesia, os mitos e a religião. Por isso, nada mais justo do que a Filosofia concentrar-se, tam- bém, no ser humano e buscar entender sua essência e sua riqueza.

Além de ser importante para a alimentação e segurança hídrica, ela fornece recursos medicinais (animais, plantas e fungos) e princípios ativos para fabricação de fármacos e cosméticos, entre outros produtos, e regula a qualidade do ar que respiramos.

Segundo Marx não é possível afirmar que exista de fato uma natureza humana porque conforme ele acredita, o ser humano é um produto histórico estando em constante transformação, ou seja, ele é um projeto inacabado e condicionado a ideologia de cada época de sorte que, sua consciência será alienada ou emancipada de ...

De acordo com a investigação psicanalítica de Sigmund Freud, a natureza humana compreende algumas características profundas que anseiam satisfazer certas necessidades.

A relação entre homem e natureza pode passar despercebida para boa parte dos indivíduos e grupos sociais. No entanto, essa relação é determinante no que se refere à maneira como o homem percebe e apropria-se da natureza, em especial, dos bens e recursos do denominado ambiente natural2.

Nos manuscritos de 1844, o jovem Marx escreve: O homem é diretamente um ser natural. Como um ser natural e como um ser natural vivo, ele é, por um lado, dotado de poderes naturais, poderes vitais - ele é um ser natural ativo. Estas forças existem nele como tendências e habilidades - como instintos.

O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento. O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.

Também Aristóteles e os aristotélicos identificam uma certa natureza humana que consta de aspectos animais, sociais e racionais integrados em uma unidade. Assim, o ser humano encontra-se radicado no mundo natural, por sua condição de animal.

Entretanto, se fizermos a distinção entre o que é subjetivo nos seres humanos (por exemplo, aspectos culturais, familiares, políticos, religiosos, relativos à personalidade de cada um, etc.) e os aspectos biológicos que compõem a espécie dos seres humanos, podemos falar sim que há uma natureza humana igual para todos.

A cultura representa traços e característica de um povo, enquanto a natureza revela as primordiais fontes de causas que ocorrem no mundo em que habitamos.