Qual é a nova rede social do momento?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Hoje o TikTok é mais popular do que qualquer outra plataforma de mídias sociais na lojas de aplicativos, com a expectativa de alcançar 1,5 bilhão de usuários ativos por mês em 2022 (em inglês). Para quem lembra do Vine ou do Musical.ly, o TikTok é uma mistura dos dois.

O Ello foi criado por um grupo de designers e artistas “conhecidos” que buscavam um espaço simples, belo e sem propagandas para dividir suas criações com o mundo e conversar com os amigos.

De acordo com os cálculos utilizados pela We Are Social e Hootsuite, o WhatsApp passou a ser a rede social mais usada do Brasil. Segundo pesquisa da Digital 2022:Brazil, 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos utilizam o WhatsApp, isso equivale a 165 milhões de usuários.

Talvez você acredite que a rede social mais usada no Brasil em 2022 seja o Instagram. Está enganado, é o WhatsApp. Logo em seguida vem o YouTube, agora sim, o Instagram e Facebook. Mas, ainda, aparecem atrás dessas, o Tik Tok, Messenger, Linkedin e Pinterest.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

Apesar de se envolver em diversas polêmicas por conta de seu sistema de segurança, o Telegram pode ser considerado a rede social mais confiável. Com uma criptografia P2P, a plataforma pode oferecer anonimato completo para quem quiser e não solicita nem mesmo dados pessoais para que alguém se inscreva nela.

A Vero True Social é uma rede social criada em 2015 para compartilhamento de fotos e vídeos. Ela tem como destaque não ter anúncios e algoritmos. A plataforma está disponível tanto para Android quanto para iPhone (iOS).

TikTok. Fundada em 2016, a TikTok já conta com mais de 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente. Com o lema “faça seu dia”, a rede social tem como foco o compartilhamento de vídeos criados por pessoas comuns. Para se ter uma ideia do potencial do aplicativo, ele foi mais baixado que o Instagram e o Facebook em 2018.

O engajamento maior no Instagram indica que as pessoas estão muito mais abertas a interagir e participar de conversas com marcas no Instagram do que no Facebook, onde o engajamento orgânico atual já não é tão intenso como no passado. “O Instagram ultrapassar o Facebook entre as maiores marcas não foi uma surpresa.

Uma pesquisa do Pew Research Center mostra que as redes sociais mais utilizadas pelos americanos entre janeiro e fevereiro de 2021 são YouTube (81%) e Facebook (69%).

O aplicativo WeChat é a maior plataforma de comunicação na China e 5ª entre as redes sociais mais usadas no mundo.

Usuários ativos: o TikTok tem 1 bilhão de usuários ativos mensais. Penetração no mercado: são 4,8 bilhões de usuários de internet em todo o mundo; 20,83% usam o serviço de compartilhamento de vídeos da Bytedance.

Hoje, apenas três após a compra da rede social por Mark Zuckerberg, o valor do Instagram é nada mais, nada menos, que 33 bilhões de dólares.

Conteúdos nos stories, ganham destaque nas tendências das redes sociais 2021. Praticamente todas as plataformas de mídias sociais já adicionaram esse recurso como forma de engajamento. Hoje, já é possível adicionar conteúdos temporários no Facebook, no YouTube, no Instagram, no WhatsApp, Twitter e até no Linkedin.

Social Media é o cargo de todo profissional que fica responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições.