Qual a rede social mais cara do mundo?

Perguntado por: igoulart . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

O TikTok destronou o Facebook como a rede social de marca mais valiosa do mundo em 2023, segundo o ranking da consultoria Brand Finance. A marca da empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% de valor ao longo do ano passado, enquanto a marca da rede social da ByteDance viu o seu valor crescer 11,4%.

Hoje, apenas três após a compra da rede social por Mark Zuckerberg, o valor do Instagram é nada mais, nada menos, que 33 bilhões de dólares.

Facebook

Facebook. Como já era de esperar, o Facebook lidera a lista de redes sociais mais usadas no mundo. Criado por Mark Zuckerberg e lançado em 2004, ele é a rede social mais acessada e utilizada no mundo todo, com mais de 1,5 bilhões de usuários cadastrados, sendo 83 milhões brasileiros.

Um levantamento da Statias sobre ferramentas para troca de mensagens e videochamadas mostrou que, em 2021, o Facebook Messenger foi o mais usado (87%) pelos americanos.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

Ao contrário de muitos aplicativos que hoje focam em países extremamente populosos, como China, Índia e mesmo o Brasil, o Snapchat tem vingado essencialmente nos Estados Unidos, onde concentra mais de 100 milhões de usuários, de acordo com dados do próprio Snapchat, seguido por Índia (99,8 mi), França (23,4 mi), Reino ...

Usuários ativos: o TikTok tem 1 bilhão de usuários ativos mensais. Penetração no mercado: são 4,8 bilhões de usuários de internet em todo o mundo; 20,83% usam o serviço de compartilhamento de vídeos da Bytedance.

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022. “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”. A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais.

O aplicativo WeChat é a maior plataforma de comunicação na China e 5ª entre as redes sociais mais usadas no mundo.

SixDegrees. Criada em 1997 nos Estados Unidos por Andrew Weinreich, o SixDegrees é considerado a primeira rede social da história.

O WhatsApp assumiu a primeira posição e é a rede social mais usada no Brasil. O YouTube segue ocupando a segunda posição da lista, acompanhada pelo Instagram e o Facebook. Em quinto lugar temos o TikTok, seguido por Messeger, Linkedin e Pinterest.

Em 2003, quando foi lançado, ainda era visto como “um site de currículos”. Muita coisa mudou de lá para cá, e hoje o LinkedIn é seguramente a maior rede profissional do mundo, com mais de 500 milhões de usuários, em 200 países.

Média de R$ 10 mil por mês. Campanhas que pagam de R$ 1.000 até R$ 600 mil.

Dessa maneira, especialistas de marketing indicam que perfis que tenham pelo menos 5 mil seguidores e com alta taxa de engajamento conseguem gerar uma receita de US$100 dólares. Ou seja, cerca de R$500, na conversão para o real por cada postagem.

Somente tenha em mente que até mesmo perfis com menos seguidores conseguem fazer dinheiro. Afinal, a estimativa é que as marcas chegam a pagar US$10 (R$50) por mil seguidores e US$500 (R$2.600) para cada mil seguidores, variando de acordo com o nicho de atuação e também engajamento.

O WhatsApp foi fundado por Jan Koum e Brian Acton, que já haviam trabalhado juntos no Yahoo por 20 anos.

De acordo com o eMarketer, a Índia é o país com mais usuários do WhatsApp, com 390,1 milhões de usuários ativos mensais. Somando os três principais mercados, a base de usuários do app ultrapassa meio bilhão: são 573,6 milhões de usuários ativos mensais na Índia, Brasil e EUA .

Entre as empresas que passaram a fazer parte da companhia, estão a rede social Instagram e o mensageiro WhatsApp. Porém, eles ainda são independentes e a novidade é que a marca Facebook passou a estar em ambos aplicativos. Ou seja, agora a marca Facebook integra ao Whatsapp e Instagram.