Qual o país de origem do Caju?

Perguntado por: icavalcanti3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

nordeste brasileiro

O caju vem do cajueiro, árvore nativa da região litorânea do nordeste brasileiro.

O fruto do cajueiro é a castanha, que cresce primeiro e depois cresce o pedúnculo, chamado pseudofruto, que é carnoso. O tempo de desenvolvimento completo do fruto e do pseudofruto é de 50 a 60 dias, sendo o período mais curto para o anão precoce.

O cajueiro é uma planta originária da região litorânea do Brasil que se espalhou por várias regiões do país através das castanhas levadas pelos índios. O caju foi levado pelos portugueses para outras regiões da África e Ásia, onde também se adaptou muito bem.

Embora o caju seja nativo do Brasil, registrado pelos portugueses 50 anos após o descobrimento, hoje Costa do Marfim, Índia e Vietnã são destaques na atividade.

O Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 9.000m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

Parnamirim

O cajueiro
O maior cajueiro do mundo fica no distrito de Pirangi do Norte, em Parnamirim, município da Grande Natal.

Rio Grande do Norte

O caju foi levado pelos navios portugueses para as Índias e logo se espalhou pelo sudeste asiático e para a África, adaptando-se muito bem ao clima. Hoje a Índia é um dos maiores produtores mundiais de caju, ao lado do Vietnã, Moçambique, Nigéria, Costa do Marfim e Brasil.

Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa, a 344 km de Teresina, é conhecida como capital do caju.

Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e para a África. A Guiné-Bissau é um dos dez países do mundo que mais produz caju, representa uma grande fatia das exportações nacionais.

André Thevet

Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África. A mais antiga descrição escrita do fruto é de André Thevet, em 1558, comparado este a um ovo de pata.

Em excesso, a castanha de caju pode causar diarreias e aumentar os níveis de açúcar no sangue, além de ser extremamente calórica. Já o pseudofruto do caju, embora pouco calórico, é rico em frutose, por isso, requer consumo moderado por quem tem diabetes.

Benefícios do caju em nossa alimentação
O caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta, seja ela de perda de peso e/ou emagrecimento, e pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre, em forma de molho-tipo chutney – e até mesmo, acompanhando drinques.

O Ceará, maior produtor, registrou um aumento de 52% na comparação com a safra anterior, saltando de 62.977 toneladas, em 2021, para 95.758 toneladas, no ano passado.

em um processamento preciso intensivo estas castanhas não seriam comestíveis de forma alguma Então como Exatamente são processadas as castanhas de caju e é isso que as torna tão. caras.