Qual é o país de origem do cacau?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O cacau é obtido a partir das sementes de uma árvore de pequeno porte (4-8 metros de altura) nativa da América Central (México) e da zona norte da América do Sul. O nome científico (Theobroma cacao L.)

O termo cacau deriva da palavra cacahualt (idioma nahuatl) falada pela civilização maia. Os povos maia e asteca cozinhavam o cacau e o trituravam com milho e pimenta aromatizando o preparo com baunilha e canela. À bebida davam o nome de xocatl.

A Côte d´Ivoire é a maior produtora mundial de cacau.

Um dos melhores cacaus do mundo é produzido em Madagascar, onde uma abordagem atualizada para o cultivo de cacau, o principal ingrediente do chocolate, está oferecendo benefícios para o ecossistema único do país.

Equador. Embora a Bélgica possa reivindicar o posto de melhor chocolate do mundo, é o Equador quem reivindica os melhores grãos de cacau do mundo. Isso se baseia no que chamamos de rótulo 'Fine Aroma', que apenas 5% do cacau do mundo pode ser certificado.

No Brasil, o berço do cacau foi a região amazônica por conta das altas temperaturas e das chuvas abundantes, ideais para o crescimento da planta. Mas, em meados do século 18, a introdução das primeiras sementes no sul da Bahia, oriundas do Pará, escreveu um novo capítulo na história dessa cultura.

estado da Bahia

Uma curiosidade é que o estado da Bahia é responsável por 98% das exportações de Cacau Brasileiro.

O país africano é o maior exportador de cacau do mundo, com uma produção anual de 1,6 milhão de toneladas de grãos do fruto, mas ironicamente a maioria de sua população sequer provou o gosto do chocolate uma vez na vida.

Alexandre Tadeu da Costa

Buerarema

Em Buerarema, município do Sul do estado, o cacau é o principal produto da economia. São 800 produtores e quatro associações que lidam diretamente com essa produção.

O contato inicial dos europeus com o cacau foi em 1502, quando um dos navios da quarta expedição de Colombo às Américas encontrou na costa norte da atual Honduras uma canoa nativa contendo amêndoas de cacau para comércio. Na América do Sul, a Venezuela foi um dos primeiros países a introduzir o cultivo do cacaueiro.

Apesar de não ter sido o primeiro país a fabricar o chocolate, a Suíça foi pioneira na especialização da produção dessa delícia. A história do chocolate nasce no México, com o cacau.

Medicilândia

Projeto aprovado na CE concede a Medicilândia, no Pará, o título de Capital Nacional do Cacau. A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta quinta-feira (9) projeto que confere a Medicilândia (PA) o título de Capital Nacional do Cacau.

Atualmente o estado da Bahia é responsável por cerca de 55% da produção nacional de cacau, segundo o IBGE.

Resumo: O Brasil é o sétimo produtor mundial de cacau, com 265 mil toneladas. A região Nordeste ocupa 69,7% da área nacional, mas é a Norte quem lidera a produção nacional (53,2%). A Bahia é o único estado produtor do Nordeste, ocupando a área de 403 mil ha, com 111,4 mil toneladas.

Hoje, a maioria do cacau está sendo produzida nos países africanos. Cerca de 70% das sementes de cacau do mundo vêm de quatro países da África Ocidental: Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões.

O chocolate mais caro do mundo disponível no mercado é equatoriano e se chama To'ak. O cacau usado neste chocolate é cultivado no meio da floresta no Vale Piedra de Plata, no Equador e é da variedade Nacional (considerado excelente).

Há diferenças no consumo se levarmos em conta as regiões brasileiras. O Bis é o chocolate mais consumido em todas os pontos, exceto no Centro-Oeste, que prefere o Sonho de Valsa, e no Sul, em que a escolha é o Ouro Branco.

A ligação do chocolate com a Bélgica não é nada recente. A história começa em 1635 quando o país era um território ocupado pelos espanhóis. Estes apresentaram o cacau à Europa, quando dominavam a região da Mesoamérica, precursora do cultivo do cacau.